EP 5 Jorge confronta Virgílio: «Foste tu que mandaste assaltar o JD?»

Em «A Protegida», Jorge (Paulo Pires), Laura (Alexandra Lencastre) e Virgílio (Diogo Morgado) falam sobre a segurança de Mariana. Laura vai embora e Jorge confronta Virgílio se ele está por detrás do assalto a JD (Pedro Sousa). Ele nega tudo.

Sex, 21 fev 2025 21:55 TVI

Neste episódio

Gonçalo (João Bettencourt) aproveita a distração dos capangas e pede a Mónica (Catarina Nifo) para tirar os tubos que ele tem atrás das costas. Mónica sorri ao ver de que tubos se tratam e recorda um episódio na infância. Acionam os tubos e aproveitam o fumo para atacar os capangas e segurança. Conseguem livrar-se deles e fugir. Ouve-se a mota de Gonçalo a afastar-se.

Mariana (Matilde Reymão) chega com José Diogo (Diogo Morgado) apoiado em si e Benedita (Maria do Céu Guerra) fica preocupada ao ver o estado dele. Benedita pergunta a Mariana se está bem e tenta perceber o que se passou. Mariana ajuda José Diogo a deitar-se numa cama. O quarto não é usado há algum tempo e a mobília está velha, por isso quando Mariana o ajuda a deitar-se, a cama parte-se e ela cai em cima dele. Ficam a olhar um para o outro.

Gonçalo e Mónica chegam a casa e Clarice (Fernanda Serrano) fica num misto de alívio e ansiedade. Eles contam o que aconteceu e Clarice dá um estalo a cada um, mas depois abraça-os e diz-lhes para nunca mais fazerem uma coisa daquelas. Jorge (Paulo Pires) chega a casa e Mónica corre para o abraçar, mas ele ignora-a. Jorge diz que precisa de falar com Clarice. 

Jorge quer saber o que deu a Clarice para aparecer no palacete. Clarice confessa que o queria assustar, porque não fez nada para salvar os filhos. Jorge diz que tinha um plano com JD e acha normal Laura (Alexandra Lencastre) não ter reconhecido Clarice, afinal de contas é insignificante. Clarice diz que isso está prestes a mudar.

José Diogo está muito dorido. Benedita (Maria do Céu Guerra) traz o chá que esteve a fazer para curar as feridas. José Diogo adormece e vemos uma chamada de Gonçalo para o seu telemóvel. Mariana cobre José Diogo e decide atender a chamada de Mónica. 

Mónica fica enervada ao saber que Mariana está com ele e quer saber onde está e o que aconteceu. Mónica conta a Gonçalo que JD está em casa de Mariana e que não gosta nada dele. Gonçalo não percebe porquê, até porque pelo que sabe ela era muito amiga de José Diogo. Gonçalo descai-se e diz que José Diogo deve ter aceitado o trabalho de guarda-costas.

Mónica faz uma pesquisa sobre Mariana e vê os resultados com desdém. Mónica abre um caderno onde tem várias fotos suas com José Diogo e diz que ele vai ser muito mais feliz com ela. Percebemos que o ama desde sempre.

José Diogo acorda e fica tenso ao ver Jorge ali. Ele diz-lhe que está a cumprir bem o seu papel, mas José Diogo sente-se mal por estar a enganar Mariana. Jorge diz-lhe que tem de continuar, apesar dos irmãos já estarem em casa, pois a dívida continua por pagar. 

Mariana diz que vai à fábrica e JD quer ir com ela, mas não está em condições.
José Diogo abre a porta e o carteiro entrega uma carta dirigida à família. Benedita abre a carta e diz que é um convite para a inauguração de um turismo rural.

Anita (Marina Mota) vê o espaço e adora. Diz a alguém que está com ela, que foi uma ótima ideia comprar aquele hotel.

Gonçalo volta ao ginásio e Nuno (Tiago Teotónio Pereira) acha que foi José Diogo que o salvou. Ele diz que se safou sozinho, mas nisto aparecem os dois capangas atrás dele. Gonçalo e Nuno trocam um olhar preocupado.

Mónica agradece a boleia a Mariana e dá a entender que vai seguir caminho, mas na verdade fica a olhar para o palacete e envia uma SMS a José Diogo a dizer que está ali fora. Jorge fica surpreendido por ver Mónica ali, mas mais surpreendida ainda fica Mónica ao ver o pai ali.

Gonçalo encara os capangas. Nuno põe-se à frente de Gina (Paula Neves) para a proteger. O ambiente é de tensão, com todos à espera que alguém dê um passo em falso. Leandro (Dinis Lima) aparece e Nuno diz-lhe que estão ali uns senhores para se inscreverem no ginásio. Gonçalo promete pagar o que Mónica deve e os capangas resolvem ficar ali à espera.

Mónica (Catarina Nifo) aproxima-se do carro de Jorge (Paulo Pires) e pergunta-lhe o que está a fazer ali. Ele disfarça e diz que ia a caminho de uma reunião. Diz a Mónica (Catarina Nifo) para entrar no carro e relembra-a de que é perigoso andar sozinha. Mónica (Catarina Nifo) diz que em Vale do Rio não se passa nada, mas Jorge (Paulo Pires) não concorda, além disso não pode interromper o trabalho de JD (Pedro Sousa). Mónica (Catarina Nifo) fica desconfiada.

Todos ajudam a pôr a mesa. JD (Pedro Sousa) informa que algumas dinâmicas vão mudar ali em casa e que vai instalar câmaras de vigilância. Jorge (Paulo Pires) e Virgílio (Diogo Morgado) não ficam nada satisfeitos. Laura (Alexandra Lencastre) também não gosta da ideia. Benedita (Maria do Céu Guerra) defende "Rodrigo" e diz que se ele acha necessário, então é o melhor a fazer. Mariana (Matilde Reymão) prefere jantar com JD (Pedro Sousa) na cozinha.

JD (Pedro Sousa) põe a mesa, enquanto Mariana (Matilde Reymão) serve os pratos. Ele conta-lhe que vai entregar a sua mota como garantia da dívida da irmã e Mariana (Matilde Reymão) diz que pode pedir mais dinheiro à avó, mas JD (Pedro Sousa) não quer arranjar mais motivos para Laura (Alexandra Lencastre) o odiar. Mariana (Matilde Reymão) pergunta onde é a casa de jogo e José Diogo (Pedro Sousa) diz-lhe que é perto do mercado.

Mónica (Catarina Nifo) entra no palacete e liga a José Diogo (Pedro Sousa) e diz-lhe que está ali. JD (Pedro Sousa) vai ao seu encontro e pergunta-lhe como chegou até ali e diz-lhe que tem de ir embora. Mónica (Catarina Nifo) olha-o com paixão, embora disfarce como se fosse preocupação. Mónica (Catarina Nifo) quer ir dar uma volta com ele para conversarem, mas JD (Pedro Sousa) diz-lhe que agora não pode porque está a trabalhar, mas promete visitá-la. 

Benedita (Maria do Céu Guerra) chama por Rodrigo e Mónica (Catarina Nifo) estranha. JD (Pedro Sousa) implora a Mónica (Catarina Nifo) para ir embora.

Mónica (Catarina Nifo) chega a casa e Clarice (Fernanda Serrano) ralha com ela por ter chegado tão tarde. Clarice (Inês Herédia) tem medo de que Mónica volte a arranjar problemas e pergunta-lhe se esteve noutra casa de jogo. Mónica diz que não e que foi apenas visitar JD (Pedro Sousa). Clarice fica alerta, pergunta-lhe se esteve no palacete e se viu alguém. Mónica  diz que viu o pai e Clarice tenta disfarçar o pânico que sente.

Gonçalo (João Bettencourt) está a ter uma consulta online com o seu terapeuta, quando Mónica aparece com uma roupa muito provocadora e diz que vai sair. Mónica confidencia que não disse nada à mãe e Gonçalo prevê problemas. Gonçalo interrompe a consulta e sai atrás da irmã.Mónica dança sem pudor e naturalmente atrai atenções. Gonçalo quer sair dali. Uma miúda mete-se com Gonçalo, mas ele diz-lhe que não está interessado. Um homem também se mete com Mónica, mas ela dá-lhe para trás. O Barman vê e gosta da atitude dela. Convida-a para trabalhar ali e Mónica diz que vai pensar.


Sobre «A Protegida»

No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.

Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.

Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.

Ficha Técnica

Título Original: Jorge confronta Virgílio: «Foste tu que mandaste assaltar o JD?»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA