EP 31 A Protegida: «Se o Rodrigo voltar, não vai ser na condição de segurança. Vai ser de meu namorado»

Em «A Protegida», Benedita (Maria do Céu Guerra) pede a Mariana (Matilde Reymão) para voltar para casa, mas Mariana lembra que saiu dali para sua segurança e segurança da família. Benedita acha que as coisas estão mais calmas e podem voltar a contratar "Rodrigo" (Pedro Sousa). Mariana aceita, mas desde que "Rodrigo" volte como seu namorado e não guarda-costas. Benedita fica surpreendida e JD fica tenso.

Qui, 27 mar 2025 22:15 TVI

Neste episódio

Gonçalo (João Bettencourt) está a dar um treino a Paz (Aline Neves) e Leandro (Dinis Lima). Este pergunta a Paz se sempre vai embora amanhã e ela diz que sim. Leandro pergunta-lhe se vai ter saudades de Gonçalo e ela também diz que sim, no entanto afirma que não casaria com ele, pois gosta de homens mais novos e Gonçalo é praticamente um idoso.

Virgílio relembra Margarida (Inês Herédia) do convite para jantar e pergunta se pode ser hoje. Ele tem urgência em que os vejam juntos e que achem que têm um caso. Margarida não tem como recusar.

Gonçalo aparece novamente no atelier de Vitória e ela pergunta-lhe se ia a passar por acaso, novamente. Ele diz que vinha ver a peça que fizeram, mas Vitória já percebeu que ele gosta dela. Vitória pede-lhe a verdade e ele beija-a. Envolvem-se e começam a despir-se.

Mariana abraça a avó e diz que correu tudo mal, pois Laura está mesmo chateada e já está a viver no turismo rural. Mariana pergunta se não deviam voltar atrás, mas Benedita tem plena consciência do que fez e acha que é o mais correto. Benedita diz que Jorge também já fez a mala para ir para o turismo rural e JD (Pedro Sousa) fica apreensivo.

JD liga a Mónica e pergunta-lhe se está a trabalhar. Ela diz que sim e ele pergunta-lhe se há alguma novidade. Mónica estranha aquelas perguntas. JD despede-se de Mónica e não a ouve a convidá-lo para ir jantar lá a casa.

Benedita pede a Mariana para voltar para casa, mas Mariana lembra que saiu dali para sua segurança e segurança da família. Benedita acha que as coisas estão mais calmas e podem voltar a contratar "Rodrigo". Mariana aceita, mas desde que "Rodrigo" volte como seu namorado e não guarda-costas. Benedita fica surpreendida e JD fica tenso.

JD ainda está a digerir a informação de que ele e Mariana são namorados, num misto de surpresa e felicidade. JD acha mais prudente voltar com Mariana para o palacete, mas todos concordam que é melhor manterem o namoro em segredo, para não criarem mais conflitos.

Gonçalo conta a Nuno (Tiago Teotónio Pereira) que teve curiosidade em conhecer a mãe de Duarte e agora acha que está apaixonado por ela. Nuno fica atordoado com aquela informação e avisa que tem tudo para correr mal, mas Gonçalo sente que há uma ligação especial entre eles e que pode ser uma maneira de reparar o mal que fez.

FLASHBACK Mónica (Catarina Nifo) já pôs a mesa para jantar e liga a JD (Pedro Sousa) para o relembrar de que está à espera dele. JD não se lembra de ter sido convidado e diz que já tem planos com Mariana (Matilde Reymão). Mónica ferve de raiva e lembra-se do ataque a Mariana. Mónica afirma que devia ter mesmo dado cabo dela. Mónica liga a um amigo e pergunta-lhe se ainda tem a carrinha, pois precisava dela para fazer um serviço à noite. Mónica está na carrinha com Zé. Está vestida de preto e coloca um capuz para não ser reconhecida. Pega nas chaves do palacete e sai. Mónica entra no quarto de Mariana e suja a cama dela com um spray de sangue sintético. Depois faz uma chamada. Zé desliga a chamada e em seguida desliga o quadro elétrico do palacete. Mariana tenta acender a luz. Depois vê a cama cheia de sangue e fica em pânico. Vai para gritar, mas Mónica enfia-lhe um saco na cabeça, impedindo-a de pedir ajuda. Mónica sai do quarto com Mariana desmaiada e arrasta-a em direção ao WC do hall.

Mariana despede-se de Hector (Christian Escuredo). JD está com ela e leva as suas malas. Sofia (Catarina Rebelo) também se despede da amiga. Hector diz-lhe que pode voltar quando quiser e acha que está mais segura ali. Mariana pede a Sofia para cuidar de si e se precisar que lhe ligue. Mariana diz a Hector que vão falando, pois têm um restaurante para pôr de pé.


Sobre «A Protegida»

No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.

Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.

Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.

Saiba mais aqui sobre a Protegida.

Ficha Técnica

Título Original: A Protegida: «Se o Rodrigo voltar, não vai ser na condição de segurança. Vai ser de meu namorado»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA