EP 35 A Protegida: Laura tem um ataque de raiva e tenta expulsar José Diogo

Em «A Protegida», Mariana (Matilde Reymão) defende José Diogo (Pedro Sousa) e afirma que ele tem todo o direito de estar ali. Mariana diz que ele não teve culpa de nada e que foi um acidente, mas Laura não consegue ver isso e continua a culpá-lo pela morte do marido. José Diogo (Pedro Sousa) não reage por respeito à dor de Laura. Mariana diz que está na hora da mãe ultrapassar esse trauma. José Diogo revela pela primeira vez que estava mais alguém no palacete, no momento do acidente. Benedita (Maria do Céu Guerra) quer saber exatamente o que ele viu naquele dia. José Diogo não sabe ao certo, mas viu um vulto. Laura acha que José Diogo está a tentar livrar a pele, mas nunca o vai perdoar pela morte de Carlos e manda-o embora. Benedita diz que ele fica e Laura vai embora transtornada.

Ter, 8 abr 2025 21:50 TVI

Neste episódio

Benedita (Maria do Céu Guerra) está a limpar por cima de uns armários e acaba por cair.

Laura (Alexandra Lencastre) não perdoa José Diogo (Pedro Sousa) pelo que fez e não perdoa Mariana (Matilde Reymão) por lhe ter mentido sobre a verdadeira identidade dele. Mariana explica os seus motivos, mas Laura não aceita e acusa-a de estar a ser ingénua e não perceber que José Diogo só se quer vingar delas. Laura manda Mariana embora, que, entretanto, recebe uma chamada a avisar que Benedita teve um acidente.

Margarida (Inês Herédia) mostra a fábrica a Sanjay (Mário Oliveira) e ele fica vidrado na comida que está no frigorífico, tal é a fome que tem. Margarida acha estranho que ele fique a segurar na porta tanto tempo. Sanjay disfarça e diz que foi o primeiro frigorífico que viu a trabalhar em Portugal. Margarida não entende o comentário e acha que ele é meio doido.

Sofia (Catarina Rebelo) comenta com Manuel (Duarte Gomes) que Anita (Marina Mota) deve achar que ela está doente. Manuel arruma o material que vai precisar para abrir o cofre de Virgílio (Diogo Morgado). Manuel diz que andou a pesquisar e já sabe como abrir um cofre. Entretanto Virgílio estará muito ocupado a jogar bilhar.

Gina (Paula Neves) e Nuno (Tiago Teotónio Pereira) estão muito consternados depois do casting que fizeram para contratar a professora de dança, pois eram todas muito más. 

José Diogo confessa estar preocupado porque Mariana ia contar à mãe a verdade sobre eles. Depois recebe uma sms de Mariana a dizer que Benedita caiu e foram para o hospital, mas já estão a ir para casa.

Mariana e Laura ajudam Benedita a ficar confortável. Ambas recordam que deve descansar e fazer gelo. Benedita diz que já valeu a pena ter caído, só para as ver a concordar. José Diogo aparece e pergunta a Benedita como está. Laura olha-o com raiva e manda-o embora. Laura diz-lhe que nunca devia ter voltado àquela casa. Mariana defende José Diogo e afirma que ele tem todo o direito de estar ali. Mariana diz que ele não teve culpa de nada e que foi um acidente, mas Laura não consegue ver isso e continua a culpá-lo pela morte do marido. José Diogo não reage por respeito à dor de Laura. Mariana diz que está na hora da mãe ultrapassar esse trauma. José Diogo revela pela primeira vez que estava mais alguém no palacete, no momento do acidente. Benedita quer saber exatamente o que ele viu naquele dia. José Diogo não sabe ao certo, mas viu um vulto. Laura acha que José Diogo está a tentar livrar a pele, mas nunca o vai perdoar pela morte de Carlos e manda-o embora. Benedita diz que ele fica e Laura vai embora transtornada.

Anita leva um chá a Laura, que a olha sem perceber. Anita diz que achou que ela estava a precisar. Laura agradece a gentileza e começa a desabafar sobre ter descoberto a verdadeira identidade do guarda-costas de Mariana, da dor que ele causou à sua família e por agora namorar com Mariana. Anita não fica surpreendida, pois o amor deles parece-lhe inevitável. 

Jorge (Paulo Pires) já está com Laura e ela desabafa sobre tudo o que se passou. Jorge dá-lhe um copo de água, como se fosse para a acalmar, mas colocou-lhe prata coloidal. Jorge diz-lhe que já não tem de lidar com José Diogo, mas Laura revela que ele agora é namorado de Mariana. Jorge fica petrificado.

Mariana já contou ao tio que "Rodrigo" é José Diogo e ele finge que fica surpreendido. Depois revelam que são namorados e Virgílio tenta disfarçar a tensão como pode.

Jorge tenta digerir a informação que Laura lhe deu, enquanto disfarça o desconforto. Laura explica que Mariana e José Diogo se conhecem desde pequenos, mas nunca mais se viram depois do acidente e agora reencontraram-se. Jorge recebe uma mensagem com fotos dele envolvido com Clarice (Fernanda Serrano), a pedir-lhe 30000€, ou Laura receberá as fotos. Jorge fica atónito.

Virgílio continua a pintar Margarida, mas ela não se cala sobre o amor de Mariana e José Diogo. Virgílio pede-lhe para sossegar um pouco para se poder concentrar na pintura e captar a beleza dos seus olhos.

Margarida vê a pintura e acha-a misteriosa. Há um clima entre Virgílio e Margarida e ela beija-o. Envolvem-se, mas depois ele diz que é melhor pararem. Margarida queria mais, mas pelo menos ficou sem dúvidas sobre a sexualidade dele. Virgílio sorri discretamente. Ela vai embora frustrada e Virgílio recorda quando o médico lhe disse que ia ficar impotente. Virgílio olha a tela e diz que aquilo nunca vai acontecer.

Sanjay chega a casa e diz que conseguiu emprego. Nunca conta as coisas exatamente como elas são e sempre numa perspetiva mais otimista. Sanjay dá o iogurte que trouxe da fábrica a Aruna (Noua Wong) e diz que já comeu lá, por isso não tem fome. Aruna pergunta-lhe se vai trabalhar como engenheiro e Sanjay diz que vai trabalhar com máquinas. Aruna fica feliz.

Mónica (Catarina Nifo) organizou mais uma noite de bilhar. Sofia estranha que ela esteja ali na sua noite de folga, mas Mónica diz que não podia recusar mais uma noite de apostas. Virgílio chega e pergunta por Manuel. Sofia fica tensa, mas disfarça e diz que ele se sentiu mal e está a dormir. Virgílio pede um whisky e fica muito aliviado ao bebê-lo. É o primeiro em muitos anos.

Manuel vai caminhando com cuidado pelos corredores da fábrica. Agora está mais familiarizado com as rotinas do segurança e por isso está mais à vontade. Manuel entra no gabinete de Virgílio. Depois abre o painel com a ajuda de um pé-de-cabra. Tira uma gazua do saco e começa a tentar abrir o cofre.

Já só estão Mónica, Sofia e Virgílio. Ele está ali a beber o seu whisky e Sofia não sabe o que fazer com ele, mas preferia que ficasse ali até Manuel voltar. Virgílio diz que vai trabalhar e Sofia fica em pânico. Virgílio caminha na direção do seu gabinete. Está tocado do álcool, mas ouve um barulho e fica alerta. Avança mais determinado em direção ao seu gabinete. Manuel consegue finalmente abrir o cofre, depois repara na chamada de Sofia e vai para atender, mas Virgílio já está ali e quer saber o que se passa.


Sobre «A Protegida»

No coração do interior alentejano, Mariana e José Diogo são duas crianças cujos contextos não podiam ser mais diferentes: ela é fruto de uma relação carinhosa; ele, órfão. Ela tem na família, um porto seguro para onde correr quando se magoa; ele só pode correr para ela. Cruzam-se por um inevitável querer do destino: ele está constantemente a fugir do orfanato que faz fronteira com o palacete da avó dela. Por muito que as regras os tentem separar, as duas crianças orbitam uma em torno da outra com uma força que ninguém consegue explicar ou parar. Complementam-se. José Diogo nunca conheceu um amor como aquele, tão incondicional. Mariana fá-lo rir, é carinhosa com ele, parecem falar uma língua só deles e, muitas vezes, têm a certeza de conseguir adivinhar os pensamentos do outro.

Seja qual for a matéria de que são feitas as almas, as de Mariana e José Diogo são a mesma.

Os dias que passam juntos voam, as horas separados arrastam-se. Os dois correm pelos campos de oliveiras de Vale do Rio, assustam-se no Forte da Graça em Elvas e imaginam o passado no Castelo. A terra que se dá a quem a ama é palco de um amor infantil, secreto e que marcará a vida de ambos para sempre. Benedita, a avó e matriarca da família de Mariana, é a primeira a perceber a conexão entre os dois. Envolve-os em carinho e em comida. À volta de Mariana e José Diogo há um constante cheiro a amor e receitas que têm como único objetivo colorir os dias das crianças, que se entorpecem num afeto com sabor à tradição alentejana.

Saiba mais aqui sobre a Protegida.

Ficha Técnica

Título Original: A Protegida: Laura tem um ataque de raiva e tenta expulsar José Diogo
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA