Neste episódio
No presente...
Todos estão em choque com as revelações feitas por Gonçalo (Pedro Lima). Raquel e Frederico abraçam-no, em silêncio.
Miguel (Pedro Teixeira) está algemado à frente de António (Luís Esparteiro) e conta que realmente foi atrás de Joaquim (João Lagarto), mas que não o matou porque levou uma paulada na cabeça. O inspetor esclarece que, quando recuperou os sentidos, Zorra contou-lhe que Gonçalo atirou contra Sebastião para não violar Marina, que por sinal é sua mãe, mas que acertou na amante. Sebastião ouviu o pai adoptivo a contar a história e descontrolou-se, começando a mutilá-lo. António fica em choque com a história e liberta Miguel, pedindo-lhe para por a cabeça no lugar e para voltar a ser o seu melhor inspetor.
Dr. Raimundo, o médico de Gonçalo, quer levá-lo para o hospital e Raquel pede a Matilde (Helena Isabel) para tomar conta do filho.
Laura (Fernanda Serrano) abre a porta a Miguel, que repara que a mlher se está a desfazer de tudo o que tem a ver com o caso dos amantes. Laura refere o facto do marido a ter traído com a Sara e Miguel olha-a com vergonha.
André (Nuno Pardal) falta ao respeito a Inês (Beatriz Barosa) e Aurora tenta pô-lo na rua. O empresário insiste em querer as ações da fábrica para ele e falta ao respeito a Aurora. Inês mete-se para defender a funcionária e acaba por levar um estalo de André.
Regresso ao passado...
Gonçalo e Marina (Dina Félix da Costa) dão uma volta de bicicleta e param ao pé de uma capela abandonada. Marina refere que gostaria de se casar ali e os dois decidem casar naquele preciso momento.
Passagem para o presente...
Gonçalo parece querer falar mas, delicadamente, Matilde retira-lhe a máscara de oxigénio e dá-lhe um beijo na testa, despedindo-se dele. O empresário dá um último suspiro e deixa de respirar. As máquinas ficam com os alarmes ativados e Matilde volta a colocar-lhe a máscara para que ninguém desconfie que foi a responsável por aquela morte.
Raquel, Alice (Catarina Rebelo) e Frederico (Gonçalo Norton) dão as mãos, abraçam-se e despedem-se de Gonçalo.
Sobre «Amar depois de amar»
Dois casais conhecem-se através dos filhos e cimentam uma relação de estreita amizade, aparentemente improvável, pela diferença social entre ambos. Ao ritmo do tango, que Marina, uma das protagonistas, pratica e ensinará a Gonçalo, marido da sua amiga Raquel, a paixão entre ambos desenrolar-se-á sem que, no entanto, a magia dos respetivos casamentos se esgote.
O crime que leva à morte de Marina e ao coma de Gonçalo trará a lume a história desta paixão que, aparentemente, só os respetivos cônjuges desconheciam. Quase todos serão suspeitos de terem cometido este crime mas o desenlace será dramático e improvável.