ArteClip - Ensaio geral - Liliana Martins

8 jul 2016

Liliana Martins nasceu no ano de 1983 na vila de Sintra.

Aos 8 anos fez parte do Rancho Folclórico "As Lavadeiras do Sabugo", nessa altura integrou também o coro da igreja de Cortegraça, sendo que mais tarde pertenceu ao Grupo de Teatro Experimental de Lameiras.

Liliana cantou fado pela primeira vez aos 19 anos no concurso “O fado mora na Feira” e desde 2010 participou em vários outros concursos e eventos de fado, acabando por se profissionalizar em 2011.  

Em 2012 participou no "Grande Prémio do Fado", transmitido pelo programa "Portugal no Coração" da RTP1 em parceria com a rádio Amália. 

Já em 2013 estreou-se a cantar numa casa de fado e em 2014 é madrinha da "Marcha do Amor" pelas Marchas Populares de Tomar. É nesse mesmo ano que lança o seu primeiro disco “Corpo-Fado”.

Desde 2015 que Liliana é artista residente mensal no Café Luso em Lisboa. 

Clip é um pequeno objecto destinado, habitualmente, a agrupar papeis soltos, dados, que

juntamos de acordo com a nossa vontade, criatividade ou necessidade.

Os documentos, a informação, a memória que desejamos lembrar fica preventivamente agrupada, pronta a ser manuseada, consultada.

Hoje em dia, clip significa também uma parte importante, notável de um todo que queremos destacar, sendo a expressão mais corrente o videoclip.

ArteClip junta o prefixo Arte e associa-o aos dois significados do vocábulo clip para transmitir a essência do conceito do projecto: um acervo documental das várias expressões artísticas contemporâneas e dos seus protagonistas.

Agrupamos as diferentes expressões da arte, num centro vivo, em constante crescimento, no qual os utilizadores são livres de manusear a informação de acordo com a sua vontade, necessidade ou criatividade.

As declinações fonéticas e gráficas do ArteClip traduzem os agrupamentos das diversas expressões artísticas em vários clips, de acordo com áreas identificativas. Assim,facilmente identificamos, localizamos, passeamos, por manifestações de arte diversas e nos encontramos com os seus protagonistas e autores.

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA