EP 731 Fábio engole em seco com acusação de São

Episódio 731.

Seg, 2 out 2023 21:50 TVI

Neste episódio

Fernando censura Albino por andar enrolado com Lenita nas vésperas de se casar com Florinda. Albino diz-lhe que não tem muita moral para falar, pois traiu São e até tem um filho ilegítimo. Fernando não tem a certeza de que Fábio (Isaac Alfaiate) seja seu filho e insiste que foi antes de ser casado. Fernando desabafa sobre a proposta que São lhe fez com Teixeira (Rui Melo), mas tem vergonha de desenvolver. 

Manuela (Inês Herédia) e Fábio (Isaac Alfaiate) continuam a discutir, perante uma Fátima desesperada e farta daquilo. Jorge entra e apercebe-se logo do ambiente tenso. Fátima diz-lhe que Manuela e Fábio se odeiam e estão prestes a partir para a violência. Jorge percebe que tem de intervir, mas na verdade não resolve nada. Manuela é que se farta de aturar Fábio e vai embora. 

Florinda dá uma aula a Manel de preparação para a primeira comunhão. Ele queixa-se que aquilo dá muito trabalho e que tem muita coisa para decorar. Quina diz que ele é um fiteiro e depois comenta que conheceu o padrinho de Aida (Ana Guiomar). Manel fica muito indignado ao saber que Agostinho está de volta à Bela Vida e diz que ele não presta. Quina e Florinda ficam admiradas e curiosas. 

Fernando está farto das queixas de Manuela e pergunta-lhe se sabe quantas mulheres ele tem em casa. Manuela diz-lhe que tem duas e ele afirma que já tem a sua dose de dramatismos, não precisa de outra mulher a pôr-lhe a cabeça em água. Manuela ainda tenta falar, mas Fernando não permite. 

Manel está em "brasa" por saber que Agostinho está de volta e Quina e Florinda querem perceber que mal é que ele lhe fez. Manel conta que Agostinho foi o primeiro grande amor da sua mulher e às vezes ela chamava-o de Agostinho. Manel diz que passou muitas noites sem dormir por causa dele e Quina e Florinda querem saber porquê. 

António (Luis Simões) diz que há pessoas stressadas em todo o lado e Agostinho fica a olhar para ele a mexer na máquina. Agostinho aproxima-se da máquina, pede a António para a abrir e tira de lá algumas moedas. Agostinho pede desculpa, mas precisa de dinheiro até lhe desbloquearem o dele em Cabo Verde. Aida fica incrédula, mas tenta disfarçar.

Aida (Ana Guiomar) tenta recompor-se perante um Agostinho que vai tirando dinheiro da caixa e finge que aquilo é normal. Aida mostra-se compreensiva com a dificuldade que é tirar dinheiro de África. António avisa que não contou o dinheiro que Agostinho tirou e se faltar dinheiro no final do dia a culpa não é dele. Aida finge que não ouve. 

Fábio (Isaac Alfaiate) chega a casa e São (Sílvia Rizzo) diz que precisa de ter uma conversa séria com ele. São quer saber porque motivo Fábio está ali e ele diz que quer conhecer melhor o pai. São diz que não pode ser isso, senão passava mais tempo com Fernando. São acha que Fábio fugiu para a aldeia porque tem problemas com a justiça e quer saber exatamente quais. Fábio engole em seco. 

São encara Fábio, à espera que ele lhe responda. Fábio está muito sério, mas de repente desata-se a rir. São fica aliviada, pois acha que exagerou e que fez um grande filme, mas Fábio assume que é normal ter problemas com a polícia e que toda a gente já foi presa pelo menos uma vez na vida. São volta a ficar muito preocupada. 

Josefa (Rita Salema) vai a casa de Peixoto (Vitor Emanuel) para deixar já algumas roupas lá. Peixoto diz-lhe que a casa é demasiado modesta para a receber e Josefa concorda, para além disso está muito desarrumada, por isso manda-o arrumar tudo, para quando ela chegar, a casa estar em condições de a receber. Peixoto não quer acreditar naquilo. 

Manel (Vitor Norte) implora ao Padre (Carlos M. Cunha) para que convença Corcovada (Maria do Céu Guerra) a desistir da ideia dele fazer a primeira comunhão. O Padre acha irónico que Manel tenha vindo à igreja pedir uma coisa daquelas e também acha que ele devia fazer a primeira comunhão. Manel diz que já passou o seu tempo e para além disso Quina (Maria Rueff) e Abel (Júlio César) estão sempre a gozar com ele. O Padre diz-lhe para encarar aquilo como um incentivo. 

Albino (Pedro Alves) vai à Toca e espreita para ver se vê alguém, nisto Lenita (Sofia Grillo) aparece por trás dele e tapa-lhe os olhos. Lenita diz-lhe ao ouvido que demorou muito e Albino arrepia-se todo. Lenita diverte-se por ver Albino todo desorientado e pergunta-lhe que assunto tão urgente ele tem para falar com ela. 

Manel continua a queixar-se, na esperança de que o Padre se comova e lhe faça a vontade, mas o Padre insiste que Manel devia mesmo fazer a primeira comunhão. Aida chegou, entretanto, e acha piada ao saber que Manel vai fazer a primeira comunhão. Agostinho e Manel veem-se e percebe-se que não gostam um do outro. Aida queria só dizer ao Padre que já tem padrinho para o seu casamento. 

São diz a Fernando que tem de ser forte e conta-lhe que Fábio é mesmo um criminoso, pois ele próprio confessou. São afirma que Fábio não é só um filho que foi ali depositado, ele é praticamente a chave da cadeia. Fernando também fica preocupado. São exige que Fernando resolva aquele problema rapidamente.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Fábio engole em seco com acusação de São
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA