Neste episódio
Albino dá um abraço ao primo e dá-lhe os parabéns pela promoção. Albino percebe agora que vai deixar de ver Aves tão frequentemente, mas ele promete voltar de vez em quando e levar Albino para espalharem juntos, frangos pelo mundo inteiro. Aida quer uma explicação sobre o calendário, mas Tomé diz que depois fala com ela. Fátima e Aida insistem que querem uma explicação e que o calendário não pode ir para a frente por ser uma pouca-vergonha.
Aníbal garante que será uma coisa com muito bom gosto, mas as mulheres não acreditam. Tomé manda-as calarem-se e diz que os homens têm capacidade de tomar boas decisões sozinhos.
El Cacto concorda que saber várias línguas o pode ajudar na expansão do negócio, mas também sabe que mais do que isso, precisa de dinheiro e por isso a sua prioridade agora é encontrar o dinheiro que lhe roubaram. Teixeira achou que El Cacto já tinha esquecido isso e fica preocupado com a desgraça que pode vir dali.
Fátima não quer deixar o calendário ir para a frente, mas Tomé diz que ela não tem de querer ou deixar de querer e que agora chegou a vez dos homens brilharem. Aníbal quer mostrar alguns calendários que já fez, mas Tomé acha melhor mostrar-lhe só a ele depois. Aníbal diz que há a possibilidade do calendário se tornar internacional e Aida parece ficar entusiasmada com isso.
Aves vai ter com Vuitton (Beatriz Costa) e diz que também precisa de falar com ela. Vuitton diz que foi ela que o chamou e por isso é ela que fala primeiro. Vuitton diz que pôs as coisas em perspetiva e está na hora de tomar decisões. Aves concorda e Vuitton acha que estão em sintonia.
Vuitton está convencida de que Aves quer o mesmo que ela e diz que está na altura de marcarem a data do casamento. Aves fica confuso e revela que vai embora da Bela Vida, pois vai fazer uma expedição aviária pelo mundo. Vuitton acha que ele está a brincar, mas depois percebe que não.
Albino, Fernando e Tomé estão reunidos por causa do calendário solidário. Fernando acha que o timming não podia ser pior, pois os casamentos estão à porta e as mulheres não vão achar piada nenhuma àquela ideia. Tomé e Albino acusam Fernando de ser pessimista e afirmam que têm o direito de fazer o que querem. Tomé revela que há a possibilidade do calendário se tornar internacional.
Vuitton fica inconsolável e pergunta se Aves tinha de ir embora logo agora. Ele diz que foi agora que a oportunidade surgiu e não podia recusar. Vuitton repensou na sua vida e queria casar com Aves, mas este diz que o tempo deles já passou e Vuitton só quer casar porque vê toda a gente a casar, não tem a ver propriamente com o gostar dele. Vuitton sabe que Aves tem razão.
Os homens estão agora a tentar decidir quem fica com cada mês, mas como seria de esperar, não chegam a acordo. Albino quer ficar com janeiro por ser o primeiro mês, mas Tomé diz que também quer. Fernando quer ficar com agosto, por ser o mês do emigrante e Tomé pergunta porque não pode ficar ele. Não se entendem.
Vuitton pergunta se aquilo é uma despedida e Aves diz que sim, mas espera voltar a vê-la, como amigos. Vuitton não gosta nada da forma como Aves está a pôr as coisas, mas ele diz que chegou a hora de voar. Vuitton sente-se abandonada, mas Aves lembra que há muito tempo que não têm nada. Vuitton acaba por dizer que fica feliz por ele e deseja-lhe boa sorte.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI