Neste episódio
São (Sílvia Rizzo) apressa Fernando (Manuel Marques) para irem resolver o problema da falta de internet. Jorge (Manuel Melo) aparece e diz que já está tratado, pois ontem teve uma reunião com Bino (Pedro Alves) e ele comprometeu-se a resolver o problema. São (Sílvia Rizzo) não acredita que Jorge tenha capacidade para ter reuniões e não o leva a sério.
Zé Fibra está a trabalhar e Bino está todo orgulhoso por finalmente ir resolver o problema de falta de internet na aldeia. Albino está tão entusiasmado que pergunta de dez em dez minutos se já está. Tomé (Pedro Teixeira) duvida que Albino consiga resolver o problema, mas Albino gaba-se de ter contratado o melhor técnico. Ficam os dois a pressionar Zé Fibra.
António (Luís Simões) ajuda Aida (Ana Guiomar) a subir para um banquinho e os dois abanam bandeirinhas com a cara de Aida. Esta discursa para os clientes da loja e diz que já há muito tempo que está em campanha e que sempre quis trazer o melhor para a aldeia. Aida anuncia que vai viajar para Paris, mas ninguém se mostra interessado.
Betinha (Ana Marta Contente) está furiosa por não conseguir apanhar internet, mas principalmente porque Bino (Pedro Alves) vai para Paris com a mulher. Elisabete está decidida a virar a página e nisto aparece Paulo (Hélder Ágapito). Elisabete interpreta aquilo como um sinal. Paulo diz que passou ali para a ver e que acorda e adormece a pensar nela. Elisabete gosta do que ouve e encosta-se a ele.
Aida continua em campanha, apesar do desinteresse dos clientes. António diz que eles só estão interessados em pagar e pergunta a Aida se não pode continuar depois. Aida ignora e gaba-se por ir a Paris e por saber falar francês. Os clientes começam a ficar impacientes e António prevê problemas.
Elisabete continua colada a Paulo e ele está quase em transe. Elisabete pergunta-lhe o quanto ele pensa nela e o quanto gosta dela. Elisabete gosta do que ouve e beija-o. Ele corresponde meio desajeitado, mas são interrompidos por São e Fernando, que vêm à procura de Bino.
Aida continua o seu discurso perante uma plateia já muito chateada. António avisa que eles estão a perder a paciência e só querem pagar as compras, mas Aida não desiste. Os clientes acabam por se fartar e ir embora. Aida fica triste, mas não esmorece e continua a abanar a sua bandeirinha.
Tomé entra no café muito irritado, por ter estado a falar com Albino. Tomé pede a Fátima (Marta Andrino) para pesquisar alguma coisa na internet, para ver se já está a funcionar e ela diz que sim. Ficam os dois eufóricos e aliviados.
Bino chega à Junta a treinar o seu francês e São e Fernando gozam com ele. Elisabete informa que São e Fernando querem falar com Albino e ele pergunta o que Paulo está ali a fazer. Pelas reações, Albino fica com ideia do que possa ser e avisa que não quer ali forrobodós.
Tomé e Fátima estão eufóricos pela internet estar a funcionar. Fátima diz que até vai pôr música e Tomé aproveita aquele entusiasmo, a seu favor, e diz que tem uma notícia para lhe dar. Fátima já sabe que Tomé vai para Paris e não percebe como é que isso é uma boa notícia para ela. Tomé diz-lhe que vai poder mandar em tudo, mas Fátima acha que só vai ter mais trabalho e exige ser recompensada por isso. Tomé acusa-a de ser uma aproveitadora e Fátima recorda a história dos votos dos emigrantes. Tomé fica aflito.
Tomé fica tão irritado que começa a beber imperiais de enfiada. Tomé bebe uma imperial por cada problema causado por uma mulher. Fátima não tem pena nenhuma dele e avisa logo que não o vai levar a casa quando estiver todo bêbado. Fátima exige receber o triplo quando estiver sozinha e o dobro quando Tomé voltar de Paris.
Já não há clientes, mas Aida continua a abanar a sua bandeirinha. António tira-lhe a bandeirinha e Aida queixa-se que agora nem tem o Sôtor para lhe tirar as ansiedades. Nelinha aparece e Aida diz que vai precisar dos seus serviços. Aida pergunta pelo Sôtor (José Carlos Pereira) e Manuela diz-lhe que ficou com pena suspensa e sem poder voltar a exercer.
Corcovada (Maria do Céu Guerra) entra a cantar na cozinha e diz que vai ter visitas. Corcovada pede a Florinda para preparar um lanchinho e Florinda fica feliz por vê-la tão animada. Ficam as duas a cantar e a dançar.
Nelinha continua a tentar fazer a manobra de Heimlich em Aida e pede-lhe para cuspir o que tiver lá dentro. Aida diz que são saudades e Manuela afirma que nesse caso precisa de terapia motivacional. Manuela faz uma massagem no coro cabeludo de Aida com muita força e todas as outras maleitas desaparecem, pois só consegue pensar naquela dor.
São e Fernando discutem e Louis (Valdemar Brito) vai tentando acalmar os ânimos. São acusa Fernando de ter decidido sozinho que iam ficar em Portugal. Fernando diz que foi um acordo e que também lhe fez a vontade quando ela se candidatou à comissão de festas.
Carlos ajuda Florinda a pôr a mesa para as visitas e estremece ao ver Ana Carolina (Beatriz Barosa). Esta estaca ao vê-lo e instala-se um silêncio pesado na sala.
São continua a discutir com Fernando por ter decidido sozinho que iam ficar em Portugal. Fernando já não tem paciência para São e diz-lhe que se quiser pode voltar para França sozinha.
Paulo aparece para entregar uma carta registada e ficam todos curiosos. Tomé, meio "torto" aparece na Junta e diz que quer o contacto do homem da fibra. Bino, que está com Zé Fibra, não gosta da intromissão de Tomé e os dois discutem. Zé Fibra aproveita e vai embora. Albino e Tomé vão atrás dele.
Paulo está com dificuldade em ler o remetente. Fernando tira-lhe a carta das mãos e confirma que é para si. Fernando guarda a carta no bolso e vai para o quarto. São estranha aquele comportamento e começa achar que ficar em Portugal foi má ideia. Louis diz que não deve ser pior do que quando estavam em Paris, já que estavam desempregados.
Fernando olha para o envelope e vemos que é um teste de ADN. À medida que Fernando lê o resultado, começa a sorrir e festeja por Louis ser mesmo seu filho. Fernando sente-se culpado por ter desconfiado de São e afirma que nunca ninguém vai poder saber que ele fez aquele teste.
Florinda está atarefada a tratar do jantar quando aparece Bino. Florinda diz-lhe logo que não tem tempo para ele e manda-o embora. Albino conta que já tem os bilhetes para Paris, mas Florinda avisa que não vai nem que a arrastem. Albino fica desolado. Corcovada aparece e pergunta o que se passa.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI