Neste episódio
Em «Festa é Festa», Bino olha-se ao espelho, desolado, e fala consigo próprio. A sua consciência questiona-o sobre o que se passou e acusa-o de ser uma sombra do que foi. Albino tenta justificar-se com os ares de França, mas na verdade também não sabe o que aconteceu e está muito preocupado e envergonhado.
Florinda fala com São (Sílvia Rizzo) ao telemóvel e diz-lhe que estão quase despachados. Florinda pergunta se vão ter a casa de São, mas ela diz-lhe logo que vão ter ao hotel. Florinda está entusiasmada por ir passear por Paris.
Carlos (Rodrigo Paganelli) está a preparar o xiripiti de Corcovada quando Manel aparece com o penico na mão. Carlos fica enjoado e pede-lhe para ter cuidado com aquilo. Manel não entende o alarido em volta do penico e pede a Carlos para lhe ensinar a preparar o xiripiti.
Isabel (Marta Melro) está a arrumar as suas coisas para ir trabalhar, quando a família começa a acordar e a queixar-se de que não há nada para comer. Isabel já responde em piloto automático e diz que vai tratar de tudo hoje. Alice (Telma Cardoso) ouviu as queixas de todos e mostra-se solidária com Isabel. Alice sugere irem todos tomar o pequeno-almoço ao café.
Glória (Catarina Avelar) senta-se na mesa do Padre (Carlos M.Cunha), sem o consentimento dele e diz que precisa de conversar. O Padre está sem paciência e diz que estava de saída, mas Glória não permite que ele vá embora. Glória comenta que viu a nova Sôtora e que ela tem melhor ar do que o anterior, mas também não viu com muita atenção. O Padre bufa.
Florinda, Albino, Fernando e São passeiam de barco pelo Sena. Florinda está muito impressionada com tudo o que vê e Bino está maldisposto porque passou a manhã a comer tudo o que viu à frente. Albino pergunta pelo WC e diz que está a morrer.
Glória continua a encher os ouvidos do Padre e pergunta-lhe a opinião dele sobre a nova Sôtora, que acabou de entrar. Tomás (João Lima) fica encantado com Fátima (Marta Andrino) e Glória não consegue deixar de simpatizar com Abel, que está sempre preocupado com a sua saúde.
Betinha (Ana Marta Contente) está sentada na cadeira de Presidente, rodeada de habitantes a fazerem queixas e de Peixoto (Vítor Emanuel) a tentar convencê-la a adjudicar uma obra. Elisabete passa-se e manda toda a gente dali para fora. Peixoto não consegue deixar de sentir uma certa admiração. Betinha fecha a porta e tenta recuperar o fôlego.
Fátima atende Isabel e a família e garante que o café é o melhor da zona, até porque não há mais nenhum. Alice, Fátima e Tomás riem-se cúmplices. Glória diz ao Padre que deviam ir lá falar com eles e pergunta-lhe o que achou da Sôtora. Glória diz que pelo menos não matou o marido, pois está ali com ela.
Fernando (Manuel Marques) dá pela falta de Tomé e Aida e quando vão à procura deles, encontram-nos na proa a imitar a célebre cena do Titanic. São e Bino não acham piada à brincadeira, pois no filme o barco afunda-se e morre uma catrefada de gente. Florinda diz que Albino chorou e ele fica envergonhado. Aida pergunta a Tomé se os outros estão a olhar e ele diz que sim.
o Padre (Carlos M.Cunha) e Glória (Catarina Avelar) já estão junto à mesa da família de Isabel (Marta Melro) e bombardeiam-nos com informações que eles não pediram. Isabel e a família olham-nos, incrédulos, afinal de contas só foram ali para tomar o pequeno-almoço.
Carlos anda de volta do congelador à procura do almoço, mas Corcovada diz-lhe que não precisa de se preocupar, pois vão sair. Corcovada diz que quer levá-los a um sítio importante. Carlos e Manel entreolham-se, curiosos.
O Padre e Glória já estão sentados e continuam a falar sem parar, perante a estupefação de Isabel e da família. Tomás (João Lima) olha para Fátima (Marta Andrino) e ela sorri e encolhe os ombros, como que dizendo que a Bela Vida é mesmo assim. Abel (Júlio César) e Glória parecem entender-se ao falar de doenças.
Bino (Pedro Alves) olha para a torre Eiffel e reclama pela obra não estar acabada e ainda ter andaimes à volta. Fernando (Manuel Marques) explica que a estrutura é mesmo assim e Bino menospreza-a. Florinda (Ana Brito e Cunha) começa a ficar com vertigens e diz que não vai subir, mas todos a encorajam a subir.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI