EP 194 Bino reprova celebrações de boas-vindas

Em «Festa É Festa», Betinha (Ana Marta Contente) está feliz por ver Bino (Pedro Alves), mas também está irritada por ele só ter aparecido agora e não ter dito nada antes. Bino não gosta dos enfeites a desejar-lhe as boas-vindas e pede a Betinha para os retirar. Bino diz que tem muito trabalho para fazer e quer falar com Peixoto (Vítor Emanuel) a sós, mas depois lembra-se que não confia nele e chama Betinha.

Ter, 21 dez 2021 21:55 TVI

Neste episódio

Betinha (Ana Marta Contente) está feliz por ver Bino (Pedro Alves), mas também está irritada por ele só ter aparecido agora e não ter dito nada antes. Bino não gosta dos enfeites a desejar-lhe as boas-vindas e pede a Betinha para os retirar. Bino diz que tem muito trabalho para fazer e quer falar com Peixoto (Vítor Emanuel) a sós, mas depois lembra-se que não confia nele e chama Betinha. 

Fernando (Manuel Marques), Tomé (Pedro Teixeira) e Bino estão na sacristia para falarem com o Padre (Carlos M Cunha) sobre o presépio vivo, mas já estão todos a implicar uns com os outros e o Padre não tem paciência para eles. Bino quer fazer um novo sorteio das personagens e Fernando e Tomé concordam. 

Aida (Ana Guiomar) chega a casa e queixa-se do aumento dos preços na altura do Natal. Aida vê que Betinha está a ver um filme que a costuma fazer chorar e diz-lhe para ver outra coisa, mas nisto Betinha começa a chorar. Aida diz que é sempre a mesma coisa cada vez que vê o sozinho em casa.

Bino, Tomé e Fernando continuam a discutir. O Padre está prestes a explodir e decide beber um copo de vinho para conseguir aguentar aqueles três. Eles ao perceberem que o Padre vai beber ficam em pânico e tentam dissuadi-lo, mas sem sucesso. 

Manuela (Inês Herédia) e Jorge (Manuel Melo) estão chocados por Abel (Júlio César) querer alugar o sidecar. Ele não percebe o espanto deles e pergunta se alugam ou não. Eles confirmam que alugam, mas não deixam de estar surpreendidos. 

Betinha afirma que já não chora a ver o filme há uns dois anos. Ela está assim por causa de Bino, mas não pode contar à mãe. Aida julga que Elisabete está triste porque andou à procura de prendas e não encontrou nenhuma. Elisabete reafirma que já não é nenhuma criança. 

Bino, Tomé e Fernando estão com um ar desolado, enquanto o Padre bebe e conta as suas histórias do seminário. Eles esfregam a cara, doidos para que aquela conversa acabe, mas o Padre prossegue e eles entreolham-se, desesperados. 

Abel insiste em alugar o sidecar, mas esclarece que quer ser ele a conduzir e não ser conduzido por eles. Jorge diz que ele precisa de ter carta e Abel revela que tem carta de mota e de pesados e que a tirou na tropa. Abel conta ainda que esteve na guerra do ultramar e prepara-se para mostrar uma recordação. 

Aida considera que o Natal é uma época de muita excitação e recorda alguns momentos caricatos de Natais passados. Aida percebe que o que atormenta Elisabete não é o Natal, mas ela não revela o verdadeiro motivo e apenas pede um abraço à mãe. Aida abraça-a e embala-a também. Elisabete fecha os olhos, procurando ser resgatada da tristeza que sente.

 Abel mostra uma cicatriz e Manuela e Jorge julgam que foi de alguma bala ou mina, mas ele revela que foi de uma operação à apendicite. Ele conta que foi levado de helicóptero, mas não se lembra de nada porque desmaiou. Manuela e Jorge ficam a ouvi-lo, deliciados. 

O Padre já está eufórico e enche novamente o copo, enquanto conta mais uma história. O Padre ri-se muito como se as histórias tivessem muita piada, mas os outros já estão fartos e exaustos de o ouvir. 

Celeste (Margarida Antunes) aparece e eles aproveitam para se esquivarem. O Padre convida Celeste para beber com ele. Ela aceita e os dois brindam e bebem, felizes. 

Aves (Hugo Sousa) pergunta a Fátima (Marta Andrino) se Alice (Telma Cardoso) tem vindo ao café e ela diz-lhe que não a tem visto. Fátima pergunta-lhe porque quer saber de Alice e fica com a ideia que Aves é um pinga-amor. Aves percebe que não vai ser canja. 

São (Sílvia RIzzo) decora a sala com enfeites natalícios, enquanto cantarola. São enrola uma fita vermelha ao pescoço e coloca luzes na janela, também elas vermelhas. Fernando entra em casa e julga que São trouxe o motel do quarto para a sala. São fica perplexa. Florinda pergunta a Corcovada se quer que ligue ao Padre, mas ela diz que não vale a pena. 

Corcovada (Maria do Céu Guerra) pergunta a Florinda (Ana Brito e Cunha) se já falou com Bino por causa do Natal e avisa que a consoada vai ser ali em casa como sempre e faz questão que Bino também esteja presente. Florinda engole em seco. 

 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Bino reprova celebrações de boas-vindas
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA