EP 203 Tomé é humilhado por Aida e Betinha

Em «Festa é Festa», Tomé (Pedro Teixeira) está indignado por Aida (Ana Guiomar) e Betinha (Ana Marta Contente) preferirem ficar em casa a comer e ver filmes do que irem fazer a maratona. 
Tomé acusa-as de não estarem do lado dele nas vitórias e elas gozam com ele por achar que vai ganhar a maratona. Ele fica muito sentido e até chora. 

Sáb, 1 jan 2022 21:28 TVI

Neste episódio

Aves (Hugo Sousa) está muito nervoso e Alice (Telma Cardoso) dá-lhe um lenço para limpar o suor. Alice quer saber onde vão, pois não chegou a fazer o convite. Aves está muito atrapalhado e não acredita que Alice tenha aceitado. Ela diz que só tem trabalhado e precisa de passear. 

Continuam a ver o vox pop onde todos dizem mal de Bino (Pedro Alves). Ele está cada vez mais fulo e os outros cada vez mais divertidos. Bino diz que está a ser alvo de calúnias e não admite que toda a gente possa dizer o que pensa. Começam a falar bem de Bino e ele já gosta mais. 

Tomé (Pedro Teixeira) pergunta quanto é que ele pagou às pessoas para falarem bem dele. Há vestígios da festa de passagem de ano por todo o lado. Corcovada (Maria do Céu Guerra) já está acordada, de copo de xiripiti na mão, dança e canta. Manel (Vítor Norte) fica espantado por Corcovada estar acordada tão cedo e ela lembra-o que vão correr. Manel não quer acreditar naquilo.

Tomé, apesar de ressacado, está entusiasmado com a maratona e apressa Aida (Ana Guiomar) e Betinha (Ana Marta Contente)  a despacharem-se para irem todos juntos. Elas dizem-lhe que não vão e não percebem como é que ele está tão fresco depois do que bebeu ontem. 

Fernando (Manuel Marques) já está vestido para a maratona e acorda São (Sílvia RIzzo) com beijos. Ela refila com ele, mas depois olha melhor para ele e gosta do que vê. São faz sinal a Fernando para se deitar na cama, mas ele diz que têm de ir para a maratona e não pode fazer esforços antes. São leva a sua avante, embora Fernando tente resistir. 

Bino já está vestido para a maratona e vai fazendo exercícios de aquecimento. Florinda (Ana Brito e Cunha) e Carlos (Rodrigo Paganelli) aparecem. Com Carlos também vestido para a maratona, embora não esteja tão entusiasmado quanto Bino. Este está convencido que vai ganhar a maratona e tenta motivar Carlos. Ana Carolina já está pronta para a maratona e pergunta à avó se fez direta. 

Corcovada diz que não fez, mas não dormiu muito e que já está pronta para a maratona. Manel é que continua enfiado no sofá e Corcovada sugere mandar chamar uma grua para o tirar dali. Tomé está indignado por Aida e Betinha preferirem ficar em casa a comer e ver filmes do que irem fazer a maratona. 

Tomé acusa-as de não estarem do lado dele nas vitórias e elas gozam com ele por achar que vai ganhar a maratona. Ele fica muito sentido e até chora. Bino bate palmas para pôr todos a andar para a corrida. Aves (Hugo Sousa) junta-se a eles e faz piadas sobre Bino ir correr. Bino ri-se, acha muita piada ao primo. Está tudo pronto para a maratona e já está uma pequena multidão por ali. 

Manuela (Inês Herédia) dá uma palmada a Jorge (Manuel Melo) e ele queixa-se, pois está um pouco ressacado, embora não admita. Celeste (Margarida Antunes) diz que nunca correu, a não ser quando fugia do galo da madrinha. O Padre (Carlos M Cunha) diz-lhe para fazer igual e Celeste desata a correr. O Padre ainda vai atrás dela, mas desiste. 

Isabel (Marta Melro) está a beber café quando aparece Abel (Júlio César) devidamente equipado para a maratona e com uma mala de primeiros socorros. Isabel ri-se ao ver a figura dele, mas Abel está convicto de que tem e roupa certa e de que os primeiros socorros são imprescindíveis no exercício físico. 

Ana Carolina (Beatriz Barosa) e Corcovada estão prontas para sair e chamam Manel (Vítor Norte). Ele lá vem contrariado e acusa-as de estarem a cometer um crime. Corcovada pica-o e diz-lhe que ainda têm de ir buscar Abel. Manel goza por Abel ir correr, mas Corcovada diz que ele tem muita pedalada. Manel ficou picado e quer provar que é melhor do que Abel. Isabel ainda está incrédula por Abel ir correr. Ele explica-lhe que é uma tradição da aldeia e que não quer ficar de fora, mas gostava que Isabel estivesse presente para o caso de lhe dar o badagaio. 

Isabel concorda que é melhor e vai despachar-se para ir com ele. Começam a chegar mais pessoas para participar na maratona. Aves continua a fazer piadas sobre Bino ir correr. António (Luís Simões) já está arrependido de ter vindo à maratona, mas agora é Fátima que está com vontade de correr. Aida (Ana Guiomar) e Betinha (Ana Marta Contente) acompanham Tomé, mas vêm contrariadas. Aida avisa Tomé que a barriga dele vai cortar a meta antes dele. Isabel comenta que se deitou cedo.

Corcovada não entende o que se passa com a juventude. Ana Carolina conta que se deitou às 4h e a avó ainda ficou a dançar. Abel e Manel começam ao despique sobre qual deles vai chegar primeiro. Isabel avisa que uma maratona é muito exigente, mas Ana Carolina revela que aquela são só 2km e tal. Isabel ri-se. 

 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: Tomé é humilhado por Aida e Betinha
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA