EP 269 O que poderá ter desencadeado o comportamento de Tomé?

Em «Festa é Festa», Betinha (Ana Marta Contente) está tão estupefacta, que vai fazendo perguntas, mas é Aida (Ana Guiomar) que responde sempre de forma irónica e nem deixa Tomé (Pedro Teixeira) falar. Aida revela que Tomé quis comer pescada por causa da Quaresma e Betinha fica ainda mais espantada, pois desconfia que o pai não faça ideia do que é a Quaresma. Tomé impõe-se e diz que agora vão ter de o ouvir. Tomé começa a falar sobre a importância da Quaresma, mas na verdade não consegue dizer nada. Aida e Betinha não ficam nada convencidas com os motivos de Tomé para comer pescada e ficam preocupadas com o que poderá ter desencadeado aquilo.
Ter, 22 mar 2022 21:50 TVI

Neste episódio

Fátima (Marta Andrino) repara finalmente em António (Luís Simões), com um semblante triste e desiludido. Antes que Fátima possa dizer seja o que for, António vai-se embora. Carlos (Rodrigo Paganelli) percebe que Fátima está a olhar para a porta, mas quando olha já não vê António. Fátima fica abalada. 

Bino (Pedro Alves) está preocupado e aflito por ver Betinha (Ana Marta Contente) chorar, tenta dar-lhe algum apoio, mas não tem muito jeito. Betinha queixa-se que Bino só pensa nele e que ninguém se preocupa com ela. Betinha afirma que não é justo ter de escolher entre pessoas de quem gosta. Bino não ajuda com os seus comentários e Betinha afasta-o. 

Fátima está muito aflita por António a ter visto a falar com Carlos. Este não percebe o que tem de mal, mas Fátima conhece bem António e sabe que ele pode ter interpretado tudo mal. 

Bino sente-se injustiçado por Betinha o acusar de não ser carinhoso. Betinha lembra que aquilo é sobre ela e não sobre ele. Albino promete ser mais carinhoso e pede-lhe para não marcar nada para amanhã à hora de almoço. Betinha para logo de chorar e recrimina-se por se contentar com tão pouco. 

Corcovada (Maria do Céu Guerra) e Abel (Júlio César) deliciam-se com os biscoitos de cachaça e Abel até bebe vinho do Porto. Manel (Vítor Norte), à espreita, rói-se de inveja e começa a ver a sua vida a andar para trás, pois percebe a cumplicidade entre os dois. Corcovada fica surpreendida por Abel beber álcool. Ele responsabiliza-a por aquela mudança. 

Fátima continua em pânico porque António sabe que ela sempre foi apaixonada por Carlos, mas não pode dizer a Carlos, porque ele nunca soube. Por isso Carlos não percebe nada da conversa, até que Fátima explode e revela que sempre foi apaixonada por ele. Carlos fica em choque.

Manel entra na cozinha, cada vez mais irritado com o que se passa na sala e fica a espreitar. Florinda (Ana Brito e Cunha) apanha-o a espreitar e repreende-o. Manel acha que Florinda se devia preocupar com Abel, mas ela não vê razões para isso, antes pelo contrário. Manel continua a falar mal de Abel e Florinda pergunta-lhe se está com ciúmes. 

Fátima revela que sempre foi apaixonada por Carlos e que sonhou em fazer tudo com ele. Carlos pede-lhe desculpa por nunca ter reparado e ela diz que também podia ter-lhe dito mais cedo. Carlos pergunta-lhe onde entra o António naquela história.

Aida (Ana Guiomar) e Tomé (Pedro Teixeira) acabaram de chegar a casa e continuam a discutir por causa do peixe. Aida não aceita que ele lhe tenha pedido para fazer peixe cozido e quer perceber a razão. Tomé já está farto daquela discussão e diz que é porque estão na Quaresma. Aida fica ainda mais espantada e quer saber desde quando é que ele liga à Quaresma. 

Florinda pergunta a Manel se não são ciúmes, o que é que ele tem contra Abel. Manel diz que ele é perigoso e depravado, mas Florinda não acha nada disso. Manel ouve gargalhadas e diz que é sinal de perigo. Manel prepara-se para intervir, mas Florinda impede-o. 

Fátima está desesperada a ligar para António, mas ele não atende. Carlos ainda está atordoado com aquilo tudo. Fátima teme que António já não queira casar, por achar que ela ainda gosta de Carlos. Fátima só lhe quer dizer que é o homem da vida dela e Carlos só deseja que ela seja feliz.

Aida e Tomé continuam a discutir, agora porque Aida reparou que ele estava a usar collants. Tomé diz que tem direito a ter frio e Aida atira que também come peixe cozido e respeita a Quaresma. Tomé não vê mal nenhum, mas Aida acha tudo aquilo muito estranho. 

Manel está desolado a ouvir as gargalhadas vindas da sala. Florinda apercebe-se e tenta consolá-lo. Manel começa por negar que esteja com ciúmes, mas acaba por dizer que vai perder Corcovada para Abel. 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: O que poderá ter desencadeado o comportamento de Tomé?
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA