Neste episódio
Lenita (Sofia Grillo) cumprimenta Padre Isidro (Carlos M. Cunha) e Celeste (Margarida Antunes), mas esta responde-lhe com hostilidade e pede ao Padre que corra com ela dali. O Padre pede a Celeste para se controlar e pergunta a Lenita em que a pode ajudar. Esta pede-lhe que abençoe a boîte antes de abrir. O Padre fica surpreso com o pedido e Celeste horrorizada.
António (Luis Simões) está apavorado com a possibilidade de Fátima (Marta Andrino) ouvir a conversa, mas Paulo (Hélder Agapito) continua a falar como se nada fosse. Jorge (Manuel Melo) não vê onde está o mal e acha que Fátima também deve ir à inauguração feminina. António não consegue sequer pensar nessa possibilidade e levanta a voz indignado. Fátima ouve e pergunta se está tudo bem. António força um sorriso e diz que sim.
Manuela (Inês Herédia) discursa para os belavidenses e diz que a ideia dos bairro solar foi dela. Carlos (Rodrigo Paganelli) não está contente por Manuela ter escondido o dia da instalação dos painéis a Albino (Pedro Alves). Albino aparece e fica furioso. Carlos dá a volta ao pai e Manuela fica contente.
Florinda (Ana Brito e Cunha) despede-se de Aida (Ana Guiomar) e São (Sílvia Rizzo) e agradece a presença delas. Aida refere também os presentes e Florinda adjetiva-os como inesquecíveis, mas considera que não era necessário gastarem tanto dinheiro. As duas dizem que o dinheiro não é problema e Florinda pergunta-lhes se ganharam a lotaria. Elas percebem que já falaram demais, disfarçam e saem.
Manel (Vítor Norte) já chora baba e ranho e confessa que herdou os traumas do ultramar. Teixeira (Rui Melo) não percebe como e Manel conta as histórias que o tio lhe contou. Manel está escondido como na história. Teixeira pede-lhe calma e diz-lhe que aquilo não é real, mas Manel afirma que para ele é e implora-lhe que o cure.
Glória (Catarina Avelar) dá uma descasca a Ivone (Maria Emília Correia) sobre o que disse a Camila (Marta Gil) no café, em frente ao Sôtor (José Carlos Pereira). Ivone faz-se desentendida e afirma que só estava a querer ajudar Camila, mas ela é tão fraca que conseguiu namorar com o Sotôr e não conseguiu manter o namoro. Glória passa-se e atira um prato ao chão.
Peixoto (Vítor Emanuel) tenta acalmar Celeste que está muito indignada com o Padre, por ter aceitado benzer a boîte. Peixoto diz-lhe que pode estar a exagerar e Celeste pergunta-lhe se concorda com aquilo. Peixoto não se quer comprometer e finge-se muito revoltado.
Florinda comenta com Albino que Aida e São estavam muito estranhas e parecia que tinham ganho a lotaria. Albino fica alerta e tenta perceber melhor aquela história. Florinda diz que elas estavam vestidas com roupas caras, mas Albino diz que podiam ser imitações. Florinda acha que não e diz a Albino para ver as prendas que elas trouxeram.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI