EP 709 Aida e Tomé vão-se casar: «Eu quero o meu casamentinho abençoado na casa de Deus!»

Em «Festa é Festa», Josefa (Rita Salema) diz que aquilo não faz sentido nenhum e Aida (Ana Guiomar) manda-a calar-se. Josefa acha que aquilo é só mais um circo para Aida ser o centro das atenções. Elisabete (Ana Marta Contente) acha estranho, mas se é o que os pais querem, ela dá-lhes todo o apoio.
Seg, 4 set 2023 21:55 TVI

Neste episódio

Aida (Ana Guiomar), Tomé (Pedro Teixeira) e Josefa (Rita Salema) estão à mesa, à espera de Elisabete, pois Aida tem um anúncio para fazer. Josefa está muito curiosa, já Tomé não parece muito entusiasmado. Quando Elisabete (Ana Marta Contente) chega, Aida apressa-a para a mesa e começa a falar num tom formal. 

Fernando acha que São só se quer casar porque Florinda se vai casar e São assume que é isso mesmo. São diz que Florinda não é mais do que ela e se Florinda vai casar, então ela também se quer casar. Fernando fica siderado com aquela conversa.

Aida começa por fazer um discurso sobre metades da mesma laranja. Josefa e Elisabete não percebem nada e ficam impacientes. Tomé por seu lado gosta da história das laranjas e até se emociona. Aida lá anuncia que se vão casar e Tomé abraça-a e festeja. Josefa e Elisabete ficam estupefactas. 

Manuela e Jorge começam ao despique e acabam a discutir. Manuela acha que Jorge não está bem de saúde e ele diz o mesmo dela. Manuela diz que se ele estivesse bem, não a tinha beijado à força, mas Jorge lembra que ela é que o beijou. Manuela fica irritada e insiste que foi ele, ainda por cima não beija bem. Jorge diz que foi ela e que quando o par não beija bem, é difícil o beijo ser bom.

Josefa diz que aquilo não faz sentido nenhum e Aida manda-a calar-se. Josefa acha que aquilo é só mais um circo para Aida ser o centro das atenções. Elisabete acha estranho, mas se é o que os pais querem, ela dá-lhes todo o apoio. Aida e Tomé ficam felizes pela filha concordar e mal podem esperar para a ver levar as alianças. Elisabete fica em choque.

Florinda diz a Corcovada que tem uma novidade para lhe dar e um convite para lhe fazer. Corcovada fica empolgada, pois adora essas coisas. Florinda anuncia que se vai casar e, sem pensar, Corcovada pergunta com quem. Florinda diz que é com Albino e que não podia ser com mais ninguém. Corcovada parece não gostar muito da novidade. 

Elisabete diz de forma perentória que não vai ser a menina das alianças, mas Aida já as está a imaginar vestidas de igual. Josefa acha que não faz sentido nenhum uma calmeirona como Elisabete levar as alianças. Tomé diz que não há idade para isso. Aida recusa-se a ter outra menina a levar as alianças quando tem uma filha. Josefa recusa-se a ir ao casamento e Aida lembra que ninguém a convidou. 

Florinda ficou apreensiva com a reação de Corcovada e apesar desta insistir que lhe dá a bênção, Florinda sente que Corcovada não gostou da novidade. Corcovada confessa que já sentiu algumas vezes que Florinda merecia outra pessoa, mas se é de Albino que ela gosta, então está tudo certo. Corcovada tenta desanuviar o ambiente e quer saber que convite Florinda lhe queria fazer. 

Depois da reação de Corcovada ao anuncio de que ia casar, Florinda coíbe-se de fazer o convite que queria fazer. Corcovada percebe e pede-lhe desculpa pela sua reação, mas realmente não conseguiu disfarçar o que sente, no entanto reconhece que Albino tem feito um esforço para melhorar e isso também é de louvar. Florinda convida-a para ser sua madrinha de casamento e Corcovada aceita sem pestanejar. 

Ana Carolina e Carlos cruzam-se e ficam tensos, por causa do que se passou à tarde. Ana Carolina dá-lhe os parabéns pela nova namorada e Carlos tenta explicar que não é bem namorada, mas Ana Carolina diz que Vuitton não acha o mesmo. Ana Carolina diz estar feliz por ele e Carlos não gosta. Carlos pergunta-lhe quando vai parar com aqueles disparates e Ana Carolina fica surpreendida. 

Celeste vai a casa de Peixoto e ele começa logo com falinhas mansas. Celeste acha que Peixoto a anda e evitar, mas ele jura a pés juntos que não. Celeste pergunta-lhe se já foi averiguar a situação do parque aquático e Peixoto diz que sim. Peixoto garante que o material do parque aquático da outra aldeia não é o mesmo do parque aquático da Bela Vida, mas Celeste fica desconfiada. 

Por terem ainda coisas mal resolvidas, Ana Carolina e Carlos estão numa certa picardia contida. Ana Carolina refere que o que Carlos chama de disparate, Vuitton chama de relação. Ele diz que deixou as coisas claras com Vuitton, mas Ana Carolina não concorda. No entanto, não tem nada a ver com a vida dele e vai embora. Carlos fica irritado. 

São entra na sacristia com ar de urgência e o Padre surpreende-se por vê-la ali, pois há muito tempo que não aparecia. O Padre pergunta-lhe o que a trouxe ali e São revela que se quer casar com Fernando. O Padre começa a imaginar a confusão que aí vem. 

Quina pergunta a Manel se já tem tudo tratado para a viagem a Fátima e ele diz mais ou menos. Manel já tem uma carrinha, mas só dá para oito pessoas. Quina começa a fazer contas das pessoas que devem ir, mas Manel afina quando ouve o nome de Abel e avisa que ele não vai, porque se recusa a levá-lo. Quina diz que ainda não foram e já há confusão.

São começa a imaginar o seu casamento e faz algumas exigências estranhas. Aquele assunto ainda agora começou e o Padre já não tem paciência para a ouvir. Glória estranha ver São por ali, pois não é costume. São diz que a agenda nem sempre permite, mas Glória sabe bem que o motivo não é esse. O Padre aproveita a conversa delas, para se escapar dali para fora. 

Florinda pergunta a Albino se já contou a novidade a Carlos, mas ele está tão perdido nos seus pensamentos que nem a ouve. Florinda insiste com Albino, mas ele não faz ideia de que novidade Florinda se refere. Florinda fica desiludida e acaba por ser ela a dar a novidade a Carlos, que fica muito feliz pelos pais. Florinda diz ainda que convidou Corcovada para madrinha.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: Aida e Tomé vão-se casar: «Eu quero o meu casamentinho abençoado na casa de Deus!»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA