EP 710 São fica indignada com palavras de D. Glória: «Não quer retirar o que disse?»

Em «Festa é Festa», Glória (Catarina Avelar) está muito indignada por São (Sílvia Rizzo) querer casar na igreja com a idade que tem. São não gosta da referência à sua idade e lembra que mais velha é Glória. Esta sabe bem disso e por isso é que não faz figuras tristes de casar naquela idade. São passa-se e tem vontade de bater em Glória.
Ter, 5 set 2023 21:55 TVI

Neste episódio

Glória está muito indignada por São querer casar na igreja com a idade que tem. São não gosta da referência à sua idade e lembra que mais velha é Glória. Esta sabe bem disso e por isso é que não faz figuras tristes de casar naquela idade. São passa-se e tem vontade de bater em Glória. Celeste aparece na hora certa e coloca-se entre as duas. São vai embora danada.

Albino gostou que Florinda tivesse convidado Corcovada para ser madrinha de casamento deles, pois pode bancar uma festa com tudo do bom e do melhor. Florinda fica chateada por Albino só pensar nisso. Antes que os pais comecem a discutir, Carlos abraça-os e dá-lhes os parabéns. Florinda anuncia que o casamento será no dia do batizado de Bininha.

Tomé conta que continua traumatizado com a história de El Cacto e que está sempre à espera de ouvir falar mexicano. Teixeira diz-lhe que já não há razão para ter medo. Tomé sabe que não é bem assim, mas não quer falar nos bilhetes ameaçadores que tem recebido. Tomé conta ainda que Aida quer casar e exige que seja o evento do século. 

Aida já contou a António que vai casar e ele fica confuso, pois achou que ela já era casada. Aida já está a imaginar o vestido, mas não quer pedir a São para o fazer, pois acha que ela ficará com inveja e pode estragar o vestido. António lembra que Aida decidiu casar porque Florinda também vai casar. O Padre aparece e fica em choque quando Aida lhe diz que também quer casar.

Elisabete já contou a Fátima que os pais vão casar e querem que seja ela a menina das alianças. Fátima faz um esforço para não se rir, mas não aguenta e desata-se a rir. Fátima começa a imaginar o vestido de Elisabete e esta fica irritada com a reação da amiga. 

Teixeira pergunta a Tomé se quer mesmo casar e ele diz que não se importa. Teixeira acha que não se importar e querer não é bem a mesma coisa, mas Tomé não vê nenhum mal nisso. O problema de Tomé é Aida querer fazer uma festa de arromba e comenta que Elisabete será a menina das alianças. Teixeira não consegue evitar rir, ao imaginar Elisabete como menina das alianças.

Aida diz que não tem culpa de ter decidido casar ao mesmo tempo que Florinda, mas António refere que Florinda decidiu primeiro. O Padre revela que não são apenas elas duas a querer casar, pois acabou de falar com São e ela disse-lhe que também queria casar. Aida fica indignada e afirma que São terá de esperar, pois Aida tem uma criança a viver em pecado, devido aos pais não serem casados. 

Manel e Abel vêm a discutir por causa da viagem a Fátima. Manel insiste que não tem lugar para Abel e este diz que nem sequer sabem quantas pessoas Corcovada quer levar na viagem. Corcovada faz as contas e diz que são oito pessoas, por isso Manel vai ter de arranjar outra desculpa para não levar Abel, já que a carrinha que arranjou, tem lugar para ele. 

O Padre já se benze para conseguir aguentar aqueles três casamentos. Aida lembra que aquilo só está a acontecer por culpa do Padre, porque se ele não tivesse inventado que era Padre, nada daquilo tinha acontecido. O Padre assume a sua responsabilidade, mas também sabe que se não fosse aquilo, era outra coisa qualquer. António dá-lhe força, enquanto Aida já imagina o seu vestido.

O Padre fica feliz com a novidade de Corcovada estar a organizar uma excursão a Fátima. Ivone e Glória aparecem e Corcovada diz que as chamou porque elas também vão. O Padre fica apreensivo ao saber que Ivone vai e teme que a viagem não seja tão calma e espiritual como tinha imaginado.

São (Sílvia Rizzo) conta a Vuitton (Beatriz Costa) a discussão que teve com Glória, porque ela lhe disse que já não tinha idade para casar. Vuitton mostra-se solidária com a mãe, mas não percebe de onde veio aquela conversa. São conta-lhe que decidiu casar e Vuitton começa a chorar porque a mãe vai casar pela segunda vez e ela nunca casou, para além disso Carlos nem sequer assume a relação deles. Agora é São que fica confusa. 

Ivone (Maria Emília Correia) está muito entusiasmada com a excursão, não que seja devota, mas gosta de uma viagem com comes e bebes. Glória (Catarina Avelar) tem vergonha das coisas que a irmã diz e lembra que uma viagem a Fátima não tem esse intuito. O Padre (Carlos M. Cunha) também fica apreensivo, mas Corcovada (Maria do Céu Guerra) diverte-se com a maneira de ser de Ivone. Esta delira ao saber que Quina (Maria Rueff) também vai e que levará a sua comidinha. 

Assim que António (Luis Simões) entra no take-away, Fátima (Marta Andrino) salta-lhe ao caminho e diz que têm de falar sobre o casamento deles, pois também não é válido como os outros. António diz que não aguenta mais ouvir falar de casamentos e pede a Fátima para não tocar nesse assunto. 

Vuitton pede ao pai para não a fazer passar por aquela humilhação, mas Fernando não sabe o que fazer e Vuitton vai a chorar para o quarto. São culpa Fernando por ter posto a filha a chorar, mas ele afirma que ela já estava a chorar quando ele chegou a casa. Jorge chega e percebe que há problemas. São diz-lhe que Fernando não quer casar. Jorge fica confuso e Fernando à beira do colapso. Jorge tenta acalmar a família e diz que o casamento é um tema bonito e não motivo para estarem todos a discutir. São concorda com Jorge e diz que a culpa é de Fernando, porque ele é que não gosta do tema. Jorge vê-se obrigado a concordar com São e culpa Fernando pelo mau ambiente. 

Josefa (Rita Salema) aconselha o irmão a desistir do casamento e diz-lhe que ele devia era aproveitar para se divorciar e arranjar outra mulher. Para Tomé (Pedro Teixeira) isso está fora de questão, pois Aida é e sempre será a sua mulher. Tomé aconselha Josefa a preocupar-se mais com a sua vida e pergunta-lhe pelo filho dela. Josefa perde o pio. 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: São fica indignada com palavras de D. Glória: «Não quer retirar o que disse?»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA