EP 790 Ideia de Aida deixa Tomé assustado: «Nós vamos fazer como na China!»

Em «Festa é Festa», Tomé (Pedro Teixeira) acorda e pergunta-lhe o que se passa. Aida (Ana Guiomar) lá explica que na China há anos que têm treze meses, por isso o problema do Padrinho está resolvido. Aida sugere que ele fique com o mês de Agosto, devido ao seu nome e quem estava com Agosto fique com o mês novo. Tomé nem sabe o que dizer.
Ter, 12 dez 2023 22:00 TVI

Neste episódio

Aida chama Tomé para conversar e pede-lhe para deixar Agostinho participar no calendário. Tomé diz que é impossível porque os meses já estão todos atribuídos. Aida pede-lhe para tirar alguém e colocar o Padrinho, mas Tomé diz que essas decisões dizem respeito ao comité. Aida quer saber quem é o comité e quem o definiu. Aida sugere que se acrescente um mês ao calendário. 

Todos confirmam que Peixoto vai entrar no calendário solidário e Celeste fica muito desgostosa, percebe que não valeu de nada todas as rezas que fizeram juntos, pois não conseguiu levar Peixoto para o caminho do bem. Peixoto refere que o calendário é solidário e vai servir para ajudar famílias carenciadas, mas nem assim Celeste se convence e chora. 

Tomé está aparvalhado com a sugestão de Aida em acrescentar um mês ao calendário, mas fica mais ainda quando ouve as sugestões dela para o nome que podiam dar ao mês. Tomé corta a conversa e lembra que não foi ele que inventou os calendários e o ano tem doze meses e não treze. Aida faz uma pesquisa no telemóvel e dá um gritinho de felicidade com algo que encontra.

Tomé acorda e pergunta-lhe o que se passa. Aida lá explica que na China há anos que têm treze meses, por isso o problema do Padrinho está resolvido. Aida sugere que ele fique com o mês de Agosto, devido ao seu nome e quem estava com Agosto fique com o mês novo. Tomé nem sabe o que dizer. 

Quina perguntou se é legal fazer esses calendários e Manel não percebe porque motivo não havia de ser. Manel diz que isso é uma coisa muito normal e sempre que vai deixar o carro à oficina vê bastantes, mas de mulheres. Quina fica ainda mais escandalizada. Manel acha que não é caso para tanto drama e avisa que vai mesmo ser feito um calendário desses com os homens da aldeia.

António continua tristonho, foi falar com Fátima, mas ela não acredita nele. Jorge fica com pena do amigo e pergunta se Fátima já sabe do calendário. António diz que não e se calhar o melhor é não participar, para não piorar ainda mais as coisas. Jorge acha que António não devia condicionar a sua vida por causa de Fátima. 

Aida insiste no calendário chinês e Tomé já não a pode ouvir. Ela diz que teve uma ideia genial e obriga Tomé a ouvi-la. Aida refere que Fernando tem um neto chinês e por isso podem fazer um calendário chinês e Fernando fica com o décimo terceiro mês. Tomé já não tem forças para contrariar Aida e diz que vai ser um problema explicar isso a Fernando. Aida festeja pela sua ideia ir para a frente. 

Carlos e Elisabete estão a marcar o hotel para a lua de mel dos pais, pois iria dar confusão se fossem eles a fazê-lo. Carlos estranha Vuitton não estar ali. Elisabete diz que ela adormeceu. Carlos acha que é melhor despacharem-se para Vuitton não ir para lá fazer confusão. Os dois riem. 

António ainda não tinha pensado que fazer o calendário, pudesse fazer Fátima voltar para ele e tem dúvidas de que realmente funcione. Jorge está convicto de que quando Fátima perceber que pode perder António, virá a correr para os seus braços. António diz que precisa de pensar, mas Jorge diz-lhe para ser rápido, pois o calendário avança com ele ou sem ele. 

Fábio treina em tronco nu e Fernando detém-se a olhar para ele. Fernando vê os músculos de Fábio e comprara-os com os seus, mas fica muito desgostoso. Fernando começa a imitar os exercícios que Fábio faz, mas muito mal e fica logo sem fôlego. 

Aida e Tomé estão de saída e Tomé pergunta a Aida se já deu a novidade a Agostinho. Aida diz que ainda não teve oportunidade e Tomé pede-lhe que lhe conte quando ele não estiver em casa, para não ter de levar com a vaidade de Agostinho. Este aparece e Aida conta-lhe que vai entrar no calendário. Agostinho fica muito contente e ainda com mais apetite. 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Ideia de Aida deixa Tomé assustado: «Nós vamos fazer como na China!»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA