Neste episódio
João Maria (Ricardo Trêpa) vai falando sobre o que se passou, achando que Corcovada (Maria do Céu Guerra) está do lado dele, mas quando se refere a Carlos (Rodrigo Paganelli) como criado, Corcovada interrompe-o e diz que isso é falta de educação. Corcovada defende que o que se passou é a coisa mais natural do mundo e que Ana Carolina (Beatriz Barosa) já é suficientemente crescida para decidir com quem namora ou deixa de namorar. João Maria come e cala.
Glória (Catarina Avelar) já se juntou à conversa e já sabe que Gracinda é mãe de Fábio (Isaac Alfaiate). Glória refere-se a Fábio como delinquente e Gracinda não gosta. Glória quer saber melhor a história e como aparece um filho bastardo. Gracinda explica que Fernando (Manuel Marques) ainda não era casado, mas Glória diz que é a mesma coisa e critica-a por ter andado a meter a foice em seara alheia.
Corcovada continua a dar um sermão a João Maria e deixa bem claro que na casa dela toda a gente é livre e essa regra não pode ser quebrada. Corcovada repreende João Maria pela forma como fala de Carlos, mas acha que no fundo ele até gosta dele. João Maria vê-se obrigado a dizer que sim e que algumas coisas que diz são por força do hábito, mas vai tentar melhorar.
Corcovada continua a dar um sermão a João Maria e deixa bem claro que na casa dela toda a gente é livre e essa regra não pode ser quebrada. Corcovada repreende João Maria pela forma como fala de Carlos, mas acha que no fundo ele até gosta dele. João Maria vê-se obrigado a dizer que sim e que algumas coisas que diz são por força do hábito, mas vai tentar melhorar.
Albino (Pedro Alves) anda por ali a trabalhar e a falar com os mortos. Peixoto vai ter com ele, mas não gosta nada de frequentar cemitérios e muito menos de ouvir Albino a falar com mortos. Albino diz que precisa de arranjar os caminhos entre as campas e pede a Peixoto para o ajudar, mas Peixoto volta a dizer que não se sente confortável no cemitério e Albino fica muito irritado. Peixoto (Vítor Emanuel) já está a fazer cimento, mas continua muito desconfortável por estar no cemitério. Albino está sentado a vê-lo trabalhar e diz que precisa de descansar, porque está muito combalido com a reviravolta que a sua vida deu. Albino comenta que achou que tinha encontrado uma solução para El Cacto (Luís Gaspar), mas Florinda (Ana Brito e Cunha) não colaborou. Albino conta toda a história a Peixoto.
Aurélio (Manuel Marques) entra na mercearia e Guida (Cristina Oliveira) julga que é Fernando, mas com mais estilo. Aurélio gosta do elogio e explica que é o irmão gémeo de Fernando. Há ali um entendimento entre os dois. Aurélio diz que veio por causa das viagens e, surpreendentemente, Guida atende-o e não se passa com o tema. Quina (Maria Rueff) vinha a entrar e não gosta nada da cumplicidade entre os dois.
Ana Carolina e Carlos encontram-se e não conseguem disfarçar algum constrangimento. Ana Carolina conta que teve uma conversa com Corcovada e que ela foi muito compreensiva, mas João Maria resolveu já não ir embora e de certeza que vai fazer tudo para os separar. Carlos pergunta se estão juntos, mas Ana Carolina ainda não pensou nisso, no entanto, beija-o.
Albino já contou a Peixoto a proposta que fez a Florinda e ele percebe perfeitamente a reação de Florinda, pois isso é uma afronta para a mãe dos seus filhos. O Padre aparece e Peixoto atira-se para o chão, assustado. Peixoto acha que se trata de uma assombração e faz uma grande fita.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI