Neste episódio
Quina (Maria Ruef) percebe que está a ter um ataque de ciúmes e tenta disfarçar. Jorge (Manuel Melo) diz que Aurélio (Manuel Marques) veio comprar uma viagem, mas Aurélio interrompe-o para não estragar a surpresa e disfarça, dizendo que vai fazer uma viagem gastronómica. Quina não fica muito convencida. Guida (Cristina Oliveira) tenta despachá-la e o ambiente azeda entre as duas. Aurélio pergunta a Jorge se aquilo é sempre assim e ele confirma que sim.
Oliveira (Joaquim Nicolau) está a tentar ler o jornal, enquanto Ivone (Maria Emília Oliveira) anda de volta dele, a chateá-lo para que lhe arranje o cabelo. Oliveira diz que não percebe nada disso, mas Ivone explica-lhe como se faz e diz que até lhe mostra um vídeo. Oliveira recusa-se a fazer mais um favor desse género a Ivone, mas ela continua a insistir.
Oliveira cedeu à pressão e arranja o cabelo de Ivone, ou tenta. Ela reclama que ele lhe está a puxar o cabelo e a fazer tudo mal. Oliveira diz que não sabe fazer aquilo, mas Ivone insiste que é fácil. Glória (Catarina Avelar) chega a casa e fica estupefacta com aquele cenário.
Gracinda (Sylvie Rocha) fala com Fábio (Isaac Alfaiate) ao telemóvel e promete fazer tudo para o tirar da prisão, mas não se avizinha uma tarefa fácil, pois Fernando (Manuel Marques) não anda a nadar em dinheiro como julgavam. Gracinda desliga e senta-se no sofá muito aflita. Aurélio chega e fica preocupado ao vê-la assim. Gracinda julga que é Fernando e agarra-se a ele, dizendo que não podem deixar o filho apodrecer na cadeia.
Delfim (António Melo) e Guida conversam sobre as alterações que querem fazer no atelier. São (Sílvia Rizzo) está escondida a ouvir, mas não aguenta quando ouve dizer que vão transformar o atelier num armazém e reage. São diz que não vai deixar que destruam o seu atelier e Guida relembra-a de que o atelier já não é seu. Mesmo assim São não vai permitir que o destruam e planeia acorrentar-se à porta.
Teixeira (Rui Melo) fica feliz por Corcovada (Maria do Céu Guerra) fazer parte da equipa técnica de hóquei, pois é bom ter alguém lúcido. Corcovada sabe que também é um pouco louca e Teixeira não a contraria. Corcovada revela que já tem algumas ideias para a equipa e uma delas é criar uma claque. Teixeira acha boa ideia. Corcovada diz que esta claque vai ser diferente das habituais.
Gracinda (Sylvie Rocha) chora abraçada a Aurélio. Não é que não esteja preocupada com o filho, mas exagera muito para levar a água ao seu moinho. Gracinda recorda a noite de amor da qual Fábio foi fruto e Aurélio começa a gostar da conversa. Começa ali a criar-se um ambiente entre os dois e Gracinda dá-lhe um beijo no canto da boca.
Guida (Cristina Oliveira) está determinada em transformar o atelier num armazém. São tenta fazê-la mudar de ideias, mas em vão. São fica horrorizada com os planos que eles têm para o atelier e recusa-se a falar com Delfim. São tenta apelar ao bom senso de Guida e esta acaba por ter uma premonição. Guida acaba por dizer que vão manter o atelier, para acalmar São e ela fica muito agradecida. A casa de Fernando e São está cheia de crianças a correrem de um lado para o outro. São os seus netos. São diz que não era bem isto que tinha imaginado para a sua reforma e queixa-se que os netos são muito agitados. Por outro lado, Fernando está maravilhado por ter a casa cheia de netos e fica muito orgulhoso quando São diz que os netos saem a ele.
Aurélio (Manuel Marques) e Gracinda (Sylvie Rocha) estão cada vez mais entusiasmados. Ela por achar que a sua estratégia para convencer Fernando a pagar a fiança está a dar certo e Aurélio por estar a adorar ser seduzido por Gracinda. Beijam-se e Gracinda aproveita para negociar entre beijos. Aurélio promete pagar a fiança e Gracinda estranha que tenha sido tão fácil.
Florinda (Ana Brito e Cunha) está de volta das panelas quando El Cacto (Luís Gaspar) entra da rua e lhe pergunta se podem conversar 5 minutos. Florinda não tem paciência para ele, mas El Cacto mostra-lhe uma imagem de uma santa e Florinda lá cede. El Cacto desabafa sobre o seu desgosto de amor e chora. Florinda fica com pena dele e dispõem-se a ouvi-lo.
Albino (Pedro Alves) e Peixoto (Vítor Emanuel) vão ao café beber qualquer coisa depois do trabalho e perguntam a Josefa (Rita Salema) se não tem um comprimido para a dor de cabeça. Josefa diz que não tem, mas viu Delfim (António Melo) a guardar uns comprimidos na cozinha e vai buscar.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI