Neste episódio
El Cacto (Luís Gaspar) já vestiu a batina de sacristão e gostava que Florinda (Ana Brito e Cunha) o visse assim vestido. O Padre (Carlos M. Cunha) relembra-o de que Florinda é uma mulher casada, mas ele diz que só queria que ela o visse. El Cacto decide que a partir de hoje deixa de ser El Cacto e passa a ser El Cristo. O Padre até fica abananado.
Josefa (Rita Salema) não gostou da boca de Lenita (Sofia Grillo) e quer explicações, mas Lenita não lhe dá conversa. Fernando (Manuel Marques) chega finalmente e Lenita pergunta-lhe qual era o assunto tão urgente. Fernando fica envergonhado, mas depois lá diz que Lenita tem de pôr Vuitton (Beatriz Costa) a trabalhar na Toca. Lenita fica confusa com aquele pedido e pergunta se é mesmo isso que Fernando quer. Ele diz que sim e que não. Lenita não está a perceber nada da conversa de Fernando. Ele diz que Vuitton tem de ir trabalhar para a Toca, mas que por vontade dele não ia. Lenita pergunta porque motivo é ele que lhe está a pedir uma coisa com a qual não concorda e Fernando diz que foi a mulher e a filha que o mandaram fazer aquilo e quando são elas, ele tem de obedecer.
El Cacto está determinado em ser um homem novo e quer rebatizar-se. O Padre fica incrédulo com as coisas que ouve e diz que por agora é sacristão. El Cacto tenta que o Padre lhe chame de El Cristo, mas percebe que o Padre está mesmo a perder a paciência e não insiste.
Lenita já percebeu que Fernando lhe está a pedir para dar trabalho a Vuitton na Toca, mas depois ele pede-lhe para não dar e ela fica confusa. Fernando diz que foi obrigado a fazer aquilo, mas agora pede a Lenita para dizer que não precisa de mais ninguém na Toca. Lenita parece começar a perceber o raciocínio de Fernando e aconselha-o a ser mais corajoso.
Albino (Pedro Alves) brinca com Bininha e ela quase dá os primeiros passos. Florinda chega a casa e Albino conta-lhe a novidade. Florinda fica toda entusiasmada e diz que também quer ver os primeiros passos da filha. Beijam-se felizes e orgulhosos da filha.
Manel (Vítor Norte) chega para o velório de Isaura e o Padre conforta-o. Manel põe em causa se foi um bom marido para Isaura, mas o Padre tem a certeza que sim.
Celeste arrasta Peixoto para o velório, que não tem vontade nenhuma de estar ali. Celeste diz-lhe que o mínimo que pode fazer é velar Isaura, mas ele insiste que tem muito medo dos falecidos. Celeste acha que Peixoto tem medo que Isaura o assombre, já que foi ele que a matou. Peixoto fica muito aflito e pede a Celeste para não dizer aquilo.
Elisabete vai ter com Lenita para lhe dar a sua resposta final. Lenita fica surpreendida por ela aceitar, pois achou que depois de falar com os pais ia mudar de ideias. Lenita diz que não está para aturar Aida e Tomé, mas já agora quer saber o que eles disseram quando Elisabete lhes contou.
Albino, Tomé, Aida, Fernando e São também já estão no velório. Albino olha para Manel, mas não fica convencido de que ele esteja realmente a sofrer com a morte de Isaura. Tomé é da mesma opinião. São pergunta a Fernando se já falou com Lenita, mas ele diz que não é o momento para falar sobre isso. El Cacto aparece vestido de sacristão e ficam todos incrédulos.
Josefa, mal-humorada, está a cobrar a Delfim pelo que se passou em casa de Florinda. Josefa diz que não gostou nada da forma como foi tratada e se é para ser assim, mais vale acabarem já. Delfim começa a dar-lhe a volta e diz que não é nada disso que quer e que Josefa não devia dar tanta importância aos outros. Estão quase a beijar-se quando chega Guida.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI