Neste episódio
Manel (Vítor Norte) conversa a sós com Laidinha e pergunta-lhe o que se passa para mal abrir a boca. Laidinha confessa que ficou insegura, pois Corcovada intimida-a e precisava de um diretor de atores. Manel vê a sua vida a andar para trás e pergunta o que pode fazer. Manel implora para que Laidinha faça o que combinaram e relembra-a de que tem muito talento. Laidinha recupera a confiança e vai ter com Corcovada.
São (Sílvia Rizzo) está em choque por Fernando (Manuel Marques) achar que Fábio (Isaac Alfaiate) tem jeito para ser ator e pede-lhe para não encorajar Fábio a seguir essa profissão, mas Fernando diz que ele tem tudo para ser um bom ator: abdominais, redes sociais e uma idade que tanto dá para fazer de pai como de filho. Fernando diz que vai falar com Joca para lhe fazer um casting e Fábio fica em êxtase.
Elisabete (Ana Marta Contente) conversa a sós com Teixeira (Rui Melo) e confessa que está muito nervosa. Ele acha que não há razão para isso, pois aquelas pessoas são todas suas amigas e estão ali para a apoiar. Elisabete não tem assim tanta certeza de que estejam todos a apoiá-la e que queiram todos que aquilo corra bem. Teixeira fica confuso.
Teixeira tenta perceber por que motivo Elisabete está tão descrente na humanidade e diz-lhe que agora não é momento disso, mas sim de brilhar. Teixeira relembra-a do talento que tem e Elisabete agradece-lhe pelo apoio que lhe está a dar. Elisabete tem uma ideia e pergunta a Teixeira se lhe pode pedir um favor. Teixeira diz que sim, mas a medo.
Delfim (António Melo) vai pela rua, quando um vulto chega por trás dele e lhe enfia um saco na cabeça. O vulto arrasta Delfim pela rua sem que ninguém se aperceba.
Peixoto (Vítor Emanuel) serve o jantar a El Cacto (Luís Gaspar) enquanto fala ao telemóvel com Fernando. Este pede-lhe o número de Joca, pois Fábio quer ser ator e gostava de pedir a Joca que fizesse um casting a Fábio para ver se ele tem talento ou não. Peixoto ri-se por Fábio querer ser ator e El Cacto pede-lhe para fazer menos barulho. El Cacto ouve falar em ser ator e diz que também gostava de ser. Fernando diz que está dado o primeiro passo para a realização do sonho de Fábio em ser ator. Fábio fica muito agradecido e começa a imaginar que ainda pode entrar nos morangos. São volta a achar boa ideia e lembra que as gravações são quase sempre em Lisboa. Fábio diz que assim que souber em que novela vai entrar, vai para Lisboa e promete agradecer-lhes quando ganhar um prémio.
Teixeira (Rui Melo) até ficou branco com o pedido de Elisabete (Ana Marta Contente) e recusa logo. Elisabete diz que já o ouviu cantar e que canta muito bem. Teixeira diz que daí até cantar na Toca vai uma grande distância. Lenita (Sofia Grillo) avisa que está na hora e Elisabete fala-lhe da ideia que teve. Lenita gosta da ideia e arrasta Teixeira para mudar de roupa. Lenita agradece a todos por terem vindo e dá início ao espetáculo. Aida (Ana Guiomar) e Tomé (Pedro Teixeira) estranham que Lenita tenha dito artistas, pois achavam que seria só Elisabete a cantar. Ficam todos surpreendidos quando veem Teixeira também no palco e Elisabete lhe entrega um microfone.
Delfim (António Melo) está amarrado a uma cadeira e Josefa (Rita Salema) retira-lhe o saco da cabeça. Delfim fica muito surpreendido ao perceber que foi Josefa que o raptou. Ela já bebeu demais e continua a beber. Josefa bate com o cinto no ar como se fosse um chicote e avisa Delfim para se segurar porque a festa vai começar, mas tropeça e cai inanimada no chão. Delfim fica ali amarrado e aflito.
Instalou-se um silêncio sepulcral, pois ninguém estava à espera de ver Teixeira ali. Estão todos na expetativa. Aida está irritada porque Teixeira está a roubar o protagonismo à filha. Elisabete está muito nervosa e Teixeira muito aflito. Ela começa a cantar, mas é atraiçoada pelos nervos. Teixeira canta bem e dá-lhe força. Os dois cantam maravilhosamente, deixando todos hipnotizados.
Laidinha está muito animada devido aos copos que já bebeu e é a alma da festa. Corcovada está encantada com ela e Manel incomodado, pois tem medo que ela cometa algum deslize. A conversa do casamento volta à baila e Laidinha diz que pretende casar ainda este ano. Corcovada compromete-se a pagar o copo de água. Manel vê a sua vida a andar para trás.
Estão todos estupefactos por Teixeira cantar tão bem, pois ninguém fazia ideia que ele cantava sequer.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI