Neste episódio
Romeu (Rodrigo Tomás) conta a Pedro (Diogo Morgado) que inventou pela vila que Bento (Luís Esparteiro) ia expandir a mina e dar cabo de tudo e os habitantes devem ter ficado demasiado revoltados e ele levou um tiro.
Antónia (Marina Mota) está irónica por Bento estar bem depois da revolta dos habitantes do Soajo. Lourenço (Pedro Sousa) interrompe e avisa que a polícia já está a aguardar para o depoimento dele. Bento fica satisfeito porque vai denunciar quem disparou.
Romeu confirma a Pedro que socorreu Bento, mas não viu ninguém a fugir e disfarça que estava a ir ter com Tânia (Mafalda Marafusta).
Bento conta a Antónia e Lourenço que foi Alcino (Rui Melo) que lhe deu o tiro. Antónia percebe a mentira e alinha, Lourenço fica desconfiado.
Alcino lamenta a Clara que o filho esteja a desistir da música. Clara repreende-o por ter ciúmes de Antonino porque Maria das Dores (Patrícia Tavares) gosta mesmo é dele. Zé Egídio chega desolado com o que Alcino fez.
Anabela (Susana Mendes) diz a Maria das Dores que Gil (Gustavo Alves) quer saber quem é o pai. Maria das Dores conta que Adrien vai voltar a Portugal e abrir um stand. Anabela fica alarmada quando Antonino aparece para dar apoio a Maria das Dores, elas não percebem.
Alcino garante que não deu tiro em ninguém. Clara confirma a Zé Egídio que não aconteceu nada quando Alcino esteve lá com os habitantes e questiona porque suspeitam dele. Zé Egídio diz que Bento o acusou e apresentou queixa.
Maria das Dores fica em choque por Alcino ter dado um tiro a Bento. Antonino aproveita-se, mas Anabela repreende-o.
Sobre «Para Sempre»
Pedro é um homem enigmático com um único objetivo: reconquistar Clara, o seu amor de juventude. No entanto, essa reunião é quase impossível. Sobretudo, porque ela está noiva do seu irmão Lourenço, o homem a quem Pedro salvará a vida. E o que fará Lourenço quando perceber que o seu salvador pode, afinal, roubar-lhe tudo?
Produção
Ana Almeida
Realização
Ricardo Carreira
João Gomes
Francisco Antunez
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Miguel Costa
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Nuno Santos
Uma Produção Plural para a TVI