EP 19 Lourenço é apanhado pela polícia quando está prestes a fugir

Lourenço (Pedro Sousa) está quase a chegar à fronteira com Espanha, quando vê a polícia a fazer-lhe sinais, é parado e encaminhado para a esquadra. Lourenço está na esquadra algemado, quando dois agentes o avisam que, por ter sido apanhado em fuga, tem de ficar detido até ser presente a juiz.

Qui, 2 dez 2021 22:30 TVI

Neste episódio

Alcino (Rui Melo), Antero, Elias (António Capelo) e Delfina (Ana Nave) estão na Casa do Povo à espera do Tozé (Paulo Pires) quando Gil (Gustavo Alves) chega em representação da família. Delfina fala sobre a procissão e os pagamentos, Alcino acha que não devia ser ela. Maria das Dores (Patrícia Tavares) pede desculpa pelo atraso, conta que Lourenço (Pedro Sousa) se mudou para a quinta porque Antónia (Marina Mota) o acusou de ser traficante de medicamentos.

Tozé não se entende com o aspirador, Anabela (Susana Medes) fala sobre Lourenço ter desviado medicamentos quando recebe uma chamada de Beatriz (Sara Prata) a desabafar sobre o marido que voltou a deixá-la sozinha. Anabela aconselha-a a fazer uma lista de tarefas para o prender lá em casa.

Tozé chega a casa e Beatriz entrega-lhe uma lista de tarefas. Beatriz aponta para as coisas e dá-lhe ordens. Tozé cumpre assoberbado. Beatriz vê Tozé a entrar completamente exaurido, ela finge-se doente, liga a Anabela e avisa que a lista resultou. Anabela diz que está melhor da barriga, mas vai continuar a aproveitar as mordomias até ao arraial, Beatriz diz que fará o mesmo e que também vai ao arraial, Tozé desespera.

Na casa dos Novais,  Lourenço entra e avisa que voltou a casa. Antónia diz-lhe que não vai retirar a queixa e Lourenço responde que a culpa é dela, Antónia diz que só lhe meteu um travão para o bem dele.

Elias desculpa por chatear Pedro (Diogo Morgado) para patrocinar a festa, pergunta como estão as coisas com Clara (Inês Castel-Branco) quando são interrompidos por Eva (Matilde Mello Breyner), que quer falar sobre Lourenço.  

Natália (Carmen Santos) dorme profundamente. Lourenço entra com uma mala já feita e o guarda-joias da mãe. Retira um maço de notas escondido na cama e despeja o guarda-joias para dentro da mala. Dá um beijinho na testa de Natália e sai.

Eva conta a Pedro que Lourenço foi constituído arguido e que vai fugir. Diz-lhe que deu documentos falsos e pergunta o que Pedro vai fazer com a situação e refere ainda que esta nas suas mãos. Eva confessa que ajudou Lourenço com os documentos falsos, mas está ali para ajudar Pedro e denunciar Lourenço.

Lourenço está quase a chegar à fronteira com Espanha, quando vê a polícia a fazer-lhe sinais, é parado e encaminhado para a esquadra. Lourenço está na esquadra algemado, quando dois agentes avisam-no que por ter sido apanhado em fuga tem de ficar detido até ser presente a juiz.

Clara chega à esquadra com o advogado Paulo Cerqueira, ele avisa que o processo complicou com a tentativa de fuga. Clara está desiludida, diz que os agentes receberam uma denúncia que ele estaria a fugir.

No escritório de Pedro, Clara acusa-o de ter denunciado Lourenço, ele nega. Clara insiste que Lourenço vai pagar pelos seus crimes, ao contrário dele, que fugiu.

Natália vê o guarda-joias da filha na sua cómoda e repara que está vazio. Joana chega ao quarto da avó e conta-lhe que Lourenço foi detido por ter sido apanhado a fugir. Natália percebe que foi ele que levou as joias de Antónia, mas defende o neto quando Delfina questiona se Lourenço para além de traficante agora também é ladrão, e começa a sentir-se mal.

Tozé chega a casa e vê Anabela na cama apenas tapada com uma toalha e começa a despir-se, mas Anabela manda-o vestir-se, pois está a precisar de uma massagem e diz que continua mal-disposta. Tozé acha melhor chamar o médico por Anabela ainda se estar a sentir mal.

Pedro seduz Raquel para saber informações de quem fez a denúncia de Lourenço, ela avisa que foi de um telemóvel descartável. Pedro pensava que seria uma informação mais sólida e Raquel acaba por se ir embora.

Antónia avisa a mãe e a filha que Lourenço fica em prisão preventiva até julgamento. Natália pede-lhe para tirar a queixa, ela recusa-se a apoiar um traficante e sai. Natália diz que é o segundo filho que abandona, Joana ouviu o que a avó disse, mas Natália disfarça.

Bento (Luís Esparteiro) está admirado porque Antónia não apoia o filho e põe a clínica à frente dele. Antónia diz que dá apoio à maneira dela.

Tânia (Mafalda Marafusta) avisa que há jornalistas a quererem informações e os pacientes não param de cochichar. Antónia sai, seguida pelos jornalistas.

Na cela, um detido tenta meter-se com Lourenço, mas ele não lhe responde. O mesmo detido fica irritado e atira-o para o chão e reclama que o beliche de cima é dele. Um guarda diz que Lourenço tem uma visita.

Clara visita Lourenço e partilha com ele a sua desconfiança sobre ter sido Pedro a denunciá-lo. Lourenço exalta-se e garante tirar a limpo quando sair da prisão. Clara lembra-o que a culpa de estar ali é apenas dele e promete ajudá-lo na defesa.

Pedro acusa Eva de ter denunciado Lourenço e agora está ele a levar com as culpas. Eva diz que não foi ela e que César (Pedro Almendra) também sabia. Eva diz que pode tentar arranjar provas que tenha sido ele a denunciar, se tiver o seu emprego de volta.

Na sala de chá, Felícia (Sofia Grillo) desabafa com Antónia que Mafalda (Beatriz Frazão) está sempre a implicar e que César não ajuda a educá-la. Antónia comenta que Joana também é assim e que vai distanciar-se do filho, não quer manchar a sua reputação com o tráfico de medicação.

Rafa chama Felícia para a arrecadação, Antónia desconfia que têm um caso mas Felícia diz que ele é gay.


Sobre «Para Sempre»

Pedro é um homem enigmático com um único objetivo: reconquistar Clara, o seu amor de juventude. No entanto, essa reunião é quase impossível. Sobretudo, porque ela está noiva do seu irmão Lourenço, o homem a quem Pedro salvará a vida. E o que fará Lourenço quando perceber que o seu salvador pode, afinal, roubar-lhe tudo?

Produção
Ana Almeida
Realização
Ricardo Carreira
João Gomes
Francisco Antunez
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia 
Miguel Costa
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Nuno Santos
Uma Produção Plural para a TVI 

Ficha Técnica

Título Original: Lourenço é apanhado pela polícia quando está prestes a fugir
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA