Neste episódio
Isabela (Inês Herédia) comenta que a sogra não a aceita. Carla (Ana Sofia Martins) conta-lhe que também não foi fácil com ela, e que Marcos (Pedro Teixeira) também teve de ir contra tudo e todos, mas o importante é ter esperança no amor.
Marcos chega a casa e pergunta onde está Carla. A empregda indica que a patroa foi buscar os filhos à escola. Marcos pede ajuda para fazer uma coisa no quarto e Isabela acompanha-o.
Sandra (Marta Faial) entra em casa com Mateus (Pedro Sousa). O veterinário procura Isabela para lhe dar uma planta, quando a ouve gritar e corre para o quarto, furioso.
Mateus encontra Isabela, de joelhos, em cima da cama e Marcos no chão à procura de alguma coisa. Mateus atira-se a Marcos, aperta-lhe o pescoço e ameaça matá-lo.
Lúcia entra no café de Patrícia (Leonor Seixas) e diz-lhe que é mãe de uma enfermeira e que anda à procura da filha.
Mateus percebe que se excedeu, e que Isabela estava a gritar com medo de um rato.
Lucas (Filipe Vargas) conversa com Carlos (João Vicente) e indica que foi Rita (Maya Booth) que ajudou que o negócio da «Cruzeiro do Sul» fosse para a frente. Lucas pergunta como está ele, desde a confusão que armou. Carlos conta-lhe que terminou o namoro e questiona se o engenheiro conhece o motivo. São interrompidos por Patrícia que apresenta a mãe de Maria (Mafalda Marafusta) e de Vitória (Sara Barradas).
Apressada, Maria tenta acordar Vitória, mas percebe que ela esteve a tomar medicação forte. Deixa recado a avisar que a mãe chegou e que vai causar estragos.
Lucas elogia Vitória e Maria. Lúcia refere que pretende falar com Carlos.
João (Isaac Alfaiate) arruma as pastilhas na mochila e conta a Cheirinhos que conseguiu uns clientes.
Lúcia diz a Carlos que quer levar Vitória dali. Carlos avisa-a de que não vai ser fácil, por ela estar apaixonada por um Santa Cruz. Lúcia quer ir conhecer a mãe dos violadores e contar a verdade.
Isabela comenta com Sandra que Catarina não a aceita e que, por isso, foi com Mateus às compras. Sandra acha que Mateus tem dado provas de que gosta mesmo dela.
Catarina pede a Elvira (Ana Bustorff) que saia para falar com Lúcia. Vitória chega, e diz que sabe tomar conta de si. Lúcia manda-a ir fazer as malas e revela que Vitória está apaixonada por Lucas e que, por isso, não pode continuar a trabalhar ali.
Rita estranha que tenha aparecido a mãe de Vitória e propõe a Lucas voltarem a viver na Herdade. Lucas avisa que assim terão Marcos em cima deles, mas Rita insiste que seria bom para reconquistar Catarina. Lucas indica que vai falar com a mãe.
Vitória desvaloriza a conversa da mãe, defende-se dizendo que Carlos inventou tudo por estar zangado com o fim do namoro. Catarina insiste em saber se Vitória está apaixonada por Lucas.
Elvira repreende Isabela. A jovem acusa-a de ser uma invejosa e de não ter feito nada pela sua vida. Carlos aparece para ver como ela está. Isabela chora depois da discussão com Elvira.
Vitória nega estar apaixonada por Lucas e Catarina diz-lhe que se o filho não fosse casado que ficava contente de os ver juntos. Lucas entra e pergunta se pode voltar a viver na herdade com Ana (Madalena Aragão) e Rita.
Sobre «Quer o Destino»
QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.
A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.
Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.
Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.