EP 118 «Não aproximes a menina dos meus irmãos, muito menos da minha mãe»

Em «Quer o Destino», Rita (Maya Booth) dá comida e dinheiro a João (Isaac Alfaiate). O Santa Cruz conta que está a viver na rua e pede para ela não contar a ninguém. Antes de ir embora, João deixa um aviso a Rita.

Sex, 7 ago 2020 21:45 TVI

Neste episódio

Um enfermeiro ajuda Mateus (Pedro Sousa) a ir para o banho e ele dopado chama por Isabela (Inês Herédia).

Joana (Marina Mota) faz a cama de Carlos (João Vicente), quando o filho aparece e diz à mãe que tem vontade de mudar. O capataz vai ao café com o intuito de encontrar Vitória (Sara Barradas), quando alguém lhe salta para as cavalitas, abraçando-o com força e pergunta se teve saudades. O filho de Joana assusta-se com Maria (Mafalda Marafusta) e diz-lhe que não lhe pode dar aquilo que ela merece e pergunta por Vitória. Ela responde que a irmã foi embora.

Alfredo (Luís Esparteiro) acorda e afasta-se de Patricia (Leonor Seixas) com medo que ela queira ter sexo, mas ela avisa que teve um sonho revitalizante e tem de ir para o café.

Lucas (Filipe Vargas) diz a Ana (Madalena Aragão) que tem de se despachar para ir à escola. A jovem diz não quer ir por toda a gente saber quem são os seus pais biológicos. Lucas não desarma e manda-a vestir-se.

Machado (Pedro Hossi) sorri para Patrícia e ela manda-o ter cuidado porque o namorado está na cozinha, deixando-o surpreendido por ela ser comprometida. Nuno (Diogo Lopes) chega e abraça o irmão.

Vitória lembra Rute que ali está em segurança, apresenta-lhe a advogada que lhe explica os procedimentos.

Machado diz ao irmão que vai ficar ali uns tempos e Nuno fala emocionado sobre Santiago, e sublinha que quer que Marcos (Pedro Teixeira) pague pelo que fez.

Maria e Patrícia estão agradadas com a beleza dos irmãos e Nuno recorda a visita a Cheirinhos para tramar Marcos.

João (Isaac Alfaiate) diz que tem fome e Rita (Maya Booth) entrega-lhe dinheiro e comida.

Lucas tenta perceber como é que a herdade chegou aquele ponto. Hugo conta ao engenheiro que Carlos voltou a beber e os trabalhadores seguiram o seu exemplo. Lucas pergunta se a solução é despedir Carlos e Hugo (Rodrigo Paganelli) fica atrapalhado por estar a meter o irmão em causa.

Rute tem medo de falar em frente ao juiz, e Vitória dá-lhe apoio. 

Vitória guarda a sua roupa numa mala de viagem e decide regressar a Salvaterra. Alfredo ajuda-a com a mala e lamenta o estado de Carlos. A enfermeira tem pena e percebe que Alfredo sente falta de Joana.

A mãe de Carlos sente-se desconfortável por estar sentada à mesa e não ser ela a fazer a refeição. Madalena (Anna Eremin) e Lucas cozinham animados, e posteriormente servem a comida, mostrando a cumplicidade entre eles.

Maria tenta saltar para cima de um cavalo, mas ainda está sob o efeito de erva. Hugo aproxima-se preocupado e acha melhor ela parar senão vai cair. Carlos lavra a terra e Maria tenta dominar o cavalo. Assim que ela avista Carlos endireita-se tentando ser sensual, mas não consegue parar o cavalo.

Joana e Isabela arrumam a cozinha e comentam com Elvira (Ana Bustorff) a cumplicidade entre Lucas e Madalena. Isabela aproveita para cuida das plantas, enquanto recorda Mateus.

Maria finge que torceu o pé e pede a Carlos para irem ao barracão, como nos velhos tempos, mas ele pede-lhe para o esquecer. Vitória aproxima-se tenta ver o pé da irmã, mas ela recompõe-se. A enfermeira conta a Carlos que veio tentar falar com Ana (Madalena Aragão) e que, agora, está numa associação a ajudar outras mulheres que passaram o mesmo que ela.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: «Não aproximes a menina dos meus irmãos, muito menos da minha mãe»
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA