Neste episódio
Os strippers continuam a despir-se. Elvira (Ana Bustorff) e Joana (Marina Mota) continuam a apertar-lhe os músculos. Vitória (Sara Barradas) pergunta se foi ideia de Maria (Mafalda Marafusta). Sandra (Marta Faial) assume que foi dela e de Madalena (Anna Eremin), e acha que Hugo vai fazer um filme quando souber.
Cartaxana (Luís Lucas) discursa para todos acreditarem no amor como ele. Hugo (Rodrigo Paganelli) volta a meter-se com o irmão.
Os strippers continuam a dançar em frente a Elvira e a Joana. Maria avisa que se elas estiverem cansadas pode substitui-las, pede a Patrícia (Leonor Seixas) notas para meter nos strippers porque é um desejo antigo.
João (Isaac Alfaiate) fica contente por Hugo e Sandra terem feito as pazes. Hugo anuncia que vai candidatar-se à junta de freguesia. Lucas e Nuno (Diogo Lopes) demonstram apoio.
Joana quer pagar mais para os strippers continuarem, mas eles não podem. Maria pede a Elvira mais erva. Patrícia começa a elogiar Joana e ela faz o mesmo, lamentam que tenham andado a discutir por Alfredo (Luís Esparteiro) e fazem as pazes.
Alfredo chega a casa, fica preocupado por Joana ainda não ter chegado, e acha que ela estará num restaurante chique.
Machado (Pedro Hossi) mexe-se na cama e percebe que passou a noite sozinho.
Patrícia acorda com o empregado a chamá-la para irem abrir o café, e ela mal se lembra do que andou a fazer a noite passada.
Carlos sonha com Camila (Núria Madruga). Alfredo acorda-o em pânico, e conta que Joana não voltou para casa.
Cartaxana acorda, percebe que Elvira não dormiu ali, tenta ligar-lhe, mas o telemóvel está desligado.
Carlos e Alfredo questionam Sandra sobre Joana, e ela diz que vai ligar-lhe.
Patrícia entra no café com uma enorme ressaca, o empregado avisa que Joana e Elvira estão a dormir ali. Patrícia acorda-as, lembra-as de que se vão casar e elas reagem de imediato.
Vitória já está pronta para a cerimónia. Maria, de ressaca, pede comprimidos. Vitória manda-a ir à farmácia.
Elvira conta a Cartaxana o que aconteceu na noite anterior, e riem-se divertidos. Elvira diz-lhe que aquele é o dia mais importante da sua vida, e ele concorda.
Alfredo, preocupado ao ver Joana naquele estado de ressaca, acha melhor cancelar a festa. Sandra acha que ela só precisa de um pouco de repouso.
Maria conta como foi a festa a Machado, e vai buscar um comprimido dele para se livrar da ressaca.
Hugo vê um vídeo de Elvira a confessar morte de Catarina (Maria José Paschoal) e fica em choque, sem saber o que fazer.
Alfredo não entende tanto segredo e Joana pede-lhe para sair, para se arranjar. Alfredo estranha ver Hugo nervoso e ele conta que tem um vídeo de Elvira a confessar que matou Catarina.
Elvira despede-se de Cartaxana para se começar a arranjar, diz que gosta mesmo dele e que terão um dia muito feliz.
Alfredo e Hugo dizem a Joana que não pode ser conivente com Elvira. Joana não percebe do que eles falam, eles contam sobre o vídeo de Elvira a confessar que matou Catarina. Carlos liga para Machado.
Maria está muito indisposta, e diz a Vitória que já vomitou e que esteve a tomar os medicamentos de Machado.
Joana fica em choque a ver o vídeo onde se subentende que Elvira assume a responsabilidade da morte de Catarina e sai alarmada.
Carlos, ao telemóvel com Machado, diz-lhe que Joana sabe quem matou Catarina e tem provas. Machado está a sair.
Vitória pergunta-lhe que comprimidos tomou. A enfermeira percebe que aquilo é muito forte e que vai ter de levar Maria para o hospital. Machado quer ir também, mas tem de ir à Herdade porque Elvira matou Catarina.
Elvira já está preparada para o casamento, mas Joana conta que Hugo viu um vídeo dela a falar da morte de Catarina e se não fugir vai ser presa. Elvira agradece a Joana por tudo, enquanto Joana chama um táxi.
Sobre «Quer o Destino»
QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.
A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.
Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.
Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.