EP 50 A festa de anos falsa

Episódio 50.

Sex, 24 jun 2022 19:20 TVI

Neste episódio

Hortênsia (Rita Lello) e Pedrosa (Joaquim Horta) já um pouco tocados do vinho, brindam a estarem os dois ali. Sergei (Pedro Diogo) tenta despachá-los, justificando-se com a movimentação da clientela. Pergunta a Hortênsia pelo marido e ela responde que é ex-marido e por isso já não precisa de saber dele.  

Fábio (David Carreira), Cláudia e Margarida (Joana Coelho) jantam, com um clima meio insinuante por parte de Cláudia para com Fábio. Ele tenta focar as atenções em Margarida, mas esta vai-se mantendo meio calada. 

Sergei liga a Fernando a contar a pouca vergonha que ocorre ali na churrasqueira. Fernando ao telemóvel com Sergei agradece a atenção do amigo, mas não quer saber. Desliga e o seu discurso muda. Não quer dar parte fraca, mas não entende porque ela tem de se comportar assim ali na rua. 

Magnólia (Francisca Ribeiro) e Flora (Susana Blazer) bebem café e esta pergunta-lhe por Margarida. Magnólia atrapalhada diz que ela não veio hoje porque foi sair. Flora brinca que se calhar há por ali namorico e Magnólia desconversa. Chega Futre e ele e Flora trocam elogios.

Hortênsia continua a provocar Pedrosa, os dois estão mais tocados pela bebida. Ele acha que nunca conheceu nenhuma mulher como ela.  

Magnólia a falar de futebol com Futre, enquanto ao balcão Flora comenta com Frésia (Paula Neves) o tanto interesse que ela tem na bola. André (Flávio Gil) não entende porque é que ela só fala de futebol com Futre.  

No fim do jantar dos três, as luzes apagam-se e o empregado vem com um bolo para Margarida. Todos cantam os parabéns e Margarida fica derretida. Fábio dá um livro de presente a Margarida e esta abraça-se a ele. Está muito feliz com o falso aniversário.

Arnaldo (José Pedro Gomes) questiona Tília (Ana Bola) sobre a pessoa a quem se refere este último panfleto dos segredos. Ela não quer saber e ele diz-lhe que pare com cantigas. Tília picada pergunta se ele já acredita no trabalho dela, depois de tantos anos a criticar.

Eduardo (André Nunes) tenta chegar a casa sem fazer barulho para que Estrelícia (Patrícia Tavares) não dê por nada, mas ela surge da zona da cozinha já em pijama. Quer saber onde ele andou o dia todo. Eduardo inventa que foi à polícia prestar declarações sobre o ato heroico que teve. 

Cláudia convida-os a mudar a festa para o bar onde trabalha, mas Margarida está cansada. Fábio quer acompanhá-la a casa e diz que depois talvez vá para casa também. 

Rosa, Jasmim e Marcolino falam dos panfletos com segredos. Rosa acusa Marcolino de já saber tudo porque ele é investigador. Não desiste de o pressionar a admitir. 

Fábio conduz com Margarida do lado, enquanto ambos cantam uma música que passa na rádio. Margarida agradece-lhe pelo melhor aniversário de sempre. Fábio responde que ela merece por cuidar de Tavares, sabe que ele não é fácil.

Marcolino curioso com a segurança com que Jasmim disse que ninguém sabia de nada. Este tenta disfarçar que se são segredos é porque ninguém sabe nada e o provável é serem só boatos. 

Dália entra na loja, porque viu as luzes acesas e encontra Fernando irritado a fazer o fecho da caixa. Ele diz-lhe que é Hortênsia que está a jantar com Pedrosa na Churrasqueira, bêbados e por isso Sergei lhe ligou. Ela ri-se porque Fernando está com ciúmes. 

Fábio deixa Margarida em casa. Quer saber se ela gostou e se se entendeu com Cláudia. Margarida mente que gostou dela. De repente, Margarida beija Fábio, que se surpreende, mas acaba por responder ao beijo.


Sobre «Rua das Flores»

Tília não impinge o seu trabalho a ninguém, no entanto, todos naquela rua a procuram, embora ninguém o admita. Por vergonha, mas também por ninguém querer acreditar verdadeiramente nas profecias de Tília... que, em boa verdade, acabam sempre por se concretizar. E é justamente no concretizar de uma dessas profecias que começa a nossa história.

Todavia, a Rua das Flores é muito mais que dona Tília. É uma rua também invulgar, por numa das pontas estar a ser construído um prédio, que fará daquela rua uma rua sem saída. E se aquela população já tinha guerras de sobra por cada um dos lados da rua pertencer a freguesias diferentes, agora terão um conflito ainda maior: é que a rua vai passar a ser um beco, derivado a uma construção em que ninguém conhece o dono.

Na Rua das Flores não há dia em que as confusões não sejam mais do que muitas, o que vai piorar quando descobrirem que desapareceu o caderno onde Tília apontava todas as suas previsões. Ou seja, está lançado o pânico da Rua das Flores! É que se o caderno desapareceu, alguém o tem. E esse alguém passará a saber tudo sobre toda a gente. E não existe por ali, quem não tenha segredos a esconder... segredos esses que vão começar a ser espalhados pela Rua, sem revelar de quem são. E todos os habitantes passam a desconfiar uns dos outros.

 

Ficha Técnica

Título Original: A festa de anos falsa
Categoria: Novela nacional
Formato: Comédia
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA