Neste episódio
Regina (Christine Fernandes) diz a Valdemar (Vitor Hugo) ter a certeza que Quim (Paulo Calatré) veio a Portugal contar a Justino (António Capelo) a verdade sobre o passado.
Simone (Alexandra Lencastre) pressiona Filó (Sofia Nicholcon) para lhe contar o que aconteceu quando Chiquinha (Christine Fernandes) estava grávida, dizendo que pensava que ela tinha feito um aborto. Fica em choque por Filó lhe confirmar que Quim ajudou Chiquinha a afinal ter a bebé.
Guto (Vitor Britto) e Pitty (Ludy Guimarães) sondam Cacau (Matilde Reymão) sobre Tiago (José Condessa), achando que ela pode estar interessada nele. Cacau afasta-se incomodada para fugir à conversa.
Filó conta a Simone que a filha de Chiquinha foi afinal adotada por um casal americano, nunca mais tendo sabido nada dela. Estaca tensa quando lhe diz que Justino lhe disse que a rapariga estava em Itacaré, já tendo tratado de arranjar alguém para a liquidar.
Rui e Sal olham surpresos para Simone a contar-lhes que descobriu por Filó que a filha de Chiquinha foi adotada por americanos. Rui, a sós com Simone, tenta beijá-la, percebendo-se agora que eles são amantes e Rui só casou com Sal por interesse. Regina, que os observa, esboça ar chocado.
Quim olha em choque para Filó a dizer-lhe que Simone contratou uma pessoa para acabar com a vida de Cacau se descobrir que ela é a filha de Chiquinha.
Heitor (Adriano Toloza) acaba por confessar a Pipa (Sílvia Chiola), Tiago e Cláudia (Joana Duarte) ser polícia. Pipa e Tiago dizem-lhe de imediato que ele é a pessoa certa para ajudá-los a impedir que uma rapariga seja assassinada ali em Itacaré.
Sal (Carolina Amaral) questiona irritada Salomão (Paulo Pires) sobre o que sabe da história de Justino ter outra filha. Salomão limita-se a dizer a Sal que ela está por fim a revelar-se a interesseira que é de somente estar preocupada com o dinheiro da herança de Justino. Sal sai a avisar Salomão que vai afastá-lo das contas da família.
Salomão diz a Lalá (Inês Castel-Branco) que está na hora de provar aos Vaz Pereira quem manda ali.
Simone diz à filha que têm de tratar já de desviar todo o dinheiro de Justino para offshores para não correrem o risco de a filha de Chiquinha aparecer para reclamar a herança do pai. Rui entra com Vitória (Teresa Tavares), a vistosa advogada que os vai ajudar a ficar com a fortuna de Justino.
Tiago, a ir para a fazenda com Pipa, fica incomodado por ela lhe dizer que já percebeu que ele sente alguma coisa por Cacau. Pipa abre o jogo com Tiago a dizer saber que ele anda a autopunir-se por erros passados e a fugir a ser feliz, não querendo envolver-se com ninguém.
Já no Brasil, Quim diz a Filó que já pensou num plano para salvarem Cacau, que passa por encontrarem uma americana e dizerem a Simone que aquela é que é a filha de Justino e Chiquinha. Filó olha atónita para o marido.
Tiago e Pipa chegam à fazenda, onde já está Heitor com Anita (Catarina Nifo), Cacau, Pitty e Guto. Anita abraça de imediato Tiago, deixando Pipa e Cacau enciumadas. Baobá (Maria das Graças) toca sem querer em Heitor, estremecendo com receio.
Pipa senta-se no colo de Tiago a marcar território. Todos olham intrigados para Quim a mandar Tiago ir embora dali, sem perceberem a reação dele. Este diz às filhas precisar de falar já com elas. Anita e Cacau pedem desculpa a Tiago pela maneira que Quim falou com ele. Anita pede a Tiago para tirarem uma fotografia juntos deixando a irmã enciumada. Anita, Cacau, Guto e Pitty olham espantados para Quim a dizer querer acabar com as visitas à fazenda, argumentando não querer que haja muita publicidade por ali devido à condição de Justino.
Sal está reunida com Salomão acompanhada de Vitória, dizendo-lhe que já decidiu querer passar a gestão do dinheiro de Justino para seu nome e da mãe. Salomão limita-se a sorrir divertido, mostrando a procuração que tem de Justino, que diz que enquanto ele estiver vivo, somente ele poderá mexer no dinheiro dele.
Rui e Simone espreitam o Instagram de Tiago para tentarem apurar mais da sua vida sentimental, com ambos a ficarem espantados por perceberem que ele está em Itacaré.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.