Neste episódio
Lola (Ana Bustorff) disfarça a Cacau (Matilde Reymão) que Justino (António Capelo) acabou de acordar do coma por causa dela. Justino olha muito emocionado para Cacau a declarar que nunca quis ser filha dele, não por não gostar dele, mas por que não queria perder Quim (Paulo Calatré), além de nunca ter tido nenhum interesse em ter direito à fortuna dele, justificando-se que tomou aquela decisão por que Sal (Carolina Amaral) os expulsou da Bela Vista. Justino fica espantado com aquela novidade.
Cacau e Justino abraçam-se emocionados por poderem estar juntos naquele novo papel de pai e filha. Justino pede a Cacau que mantenha segredo sobre já não estar em coma, admitindo que a família lhe pode querer fazer mal. Justino diz a Cacau estar muito feliz por ela ter sido criada por Quim por assim não ter ficado igual a Sal.
Simone olha atónita para Rui a dizer-lhe que Sal está neste momento a gravar um vídeo a contar do rapto deles no Brasil, acusando Cacau de ser uma golpista que quase a matou a ela e Rui.
Soraia chora sem parar, ignorando Rosa a contar-lhe que Sal está a fazer um vídeo contra Cacau. Tomané bate à porta com um ramo de flores, pedindo perdão a Soraia.
Em Itacaré, Quim recebe mensagem de Guto a dizer-lhe para ver já algo que acabou de lhe enviar. Anita passa disparada para o exterior.
Martim e Tiago estão a ver o vídeo de Sal, que é subitamente cortado por Simone. Tiago diz a Martim que Simone sabe que Cacau pode processar Sal por difamação e por isso cortou a filmagem. Tiago vira costas a Pipa, ainda chateado com ela.
Simone diz a Sal que ela pode prejudicá-los seriamente com aquele vídeo por estar a acusar Cacau de um crime sem ter provas nenhumas. Rui apaga o vídeo, mas diz que alguém já pode ter feito cópias dele. Sal permanece convicta que fez bem em publicar o vídeo.
Tomané admite a Soraia que começou a aproximar-se dela por interesse, mas vinca que depois disso percebeu que gostava genuinamente dela. Soraia começa a bater-lhe, continuando a sentir-se enganada por Tomané.
Enfermeiro sai depois de recolher o material para o exame de ADN. Justino diz a Cacau que agora que a conheceu melhor, tem a certeza da sua decisão de a querer reconhecer como filha. Cacau e Justino abraçam-se emocionados. Lola, Jaime e Marco observam-nos enternecidos.
Regina recusa a Valdemar a ideia de revelar agora que é na verdade Chiquinha e mãe de Cacau, dizendo precisar de continuar a proteger Justino e a filha de Simone, que vai fazer tudo para impedir que Justino se divorcie dela. Regina diz que se lembrou que Heitor pode ser quem precisam para isso, deixando Valdemar atónito.
Tomané caminha infeliz para a saída acompanhado do segurança, que lhe diz que agora nunca mais vai poder deixá-lo entrar na propriedade. Tomané fica atónito por Albano o questionar como ele não soube que Sal e Rui foram sequestrados no Brasil.
Todos ficam espantados por Justino contar que Sal expulsou os Coutinho da fazenda. Salomão também ouve pela fresta da porta. Justino pede a Jaime que ajude aquela família, Jaime assente.
Anita, com o caderno de receitas de Cacau na mão, diz a Kenny estar ali a salvação para ele se livrar das suas dívidas, vendendo a receita do chocolate de Cacau a Sal. Kenny esboça ar relutante.
Jaime olha reprovador para Salomão a admitir que ouviu Justino dizer que Sal expulsou os Coutinho da fazenda. Quim apresta-se para ajudar a resolver esse problema.
Vitória admite a Sal, Simone e Rui que podem ter problemas graves com o vídeo que Sal fez a acusar Cacau de a ter tentado matar, sugerindo que eles deviam pensar em algo que deixe a família a ser falada por bons motivos. Simone diz que poderia ser boa ideia fazer uma festa a comemorar os trinta anos de casamento com Justino para limpar a imagem deles, Vitória concorda. Justino contém a sua fúria por Simone comunicar aquilo.
Marco chega a casa com Guto, Pitty e Cacau, que não deixa de reparar que a casa está cheia de flores. Cacau também observa que Marco tirou da sala a fotografia dele com a namorada, Marco confessa que eles acabaram. Marco oferece a Cacau uma pimentinha de ouro, ajudando Cacau a colocá-la no seu patuá. Ficam muito próximos e quase a beijarem-se.
A festa da celebração das bodas de pérola de Simone e Justino já está a decorrer. Simone recebe Vitória à porta, agradecendo-lhe por ter vindo. Júlia chega com Tiago, deixando Sal e Rui espantados por o ver ali. Simone diz a Tiago não o culpar pelo acidente. Lalá, que também foi convidada, segue para o pé de Júlia. Simone faz um discurso a dizer que está muito feliz por Justino continuar vivo, apesar da sua condição, estando a fazer tudo para ele recuperar. Justino surge por detrás de Simone a dizer que esse momento já chegou. Todos na sala ficam em choque.Todos continuam a olha atónitos para Justino. Lola surge por detrás dele e Lalá esconde-se para ela não a ver. Sal corre a abraçar o pai a fingir felicidade. Simone cai ao chão, fingindo desmaiar da emoção.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.