EP 884 Festa é Festa: Peixoto confessa ter cometido o pior crime possível

Episódio 884.

Qua, 24 abr 2024 23:00 TVI

Neste episódio

Rufino conta a Lenita (Sofia Grillo) que já passou mel em Glória (Catarina Avelar) e ela prometeu falar com as mulheres para não se manifestarem contra a Toca. Lenita não confia muito em Rufino e muito menos em Glória, por isso não fica descansada. Lenita pergunta a Rufino o que fez mais para salvar a Toca e conta que está a tentar angariar uma cara nova para a Toca.

Manuela (Inês Herédia) abraça Elisabete (Ana Marta Contente) com muita força, festejando a novidade. Manuela diz que o convite devia ter sido feito a ela, pois é a mais talentosa, mas não podia aceitar porque agora é vereadora. Elisabete ri-se com a maneira de ser de Manuela. Esta promete estar na fila da frente na estreia e Elisabete sorri ao imaginar esse momento. Parece já ter tomado uma decisão.

Celeste (Margarida Antunes) foi ter com Peixoto  (Vítor Emanuel) e ele diz-lhe que tem uma coisa muito grave para lhe contar. Enquanto conta e não conta, Celeste começa a imaginar o pior, mas Peixoto diz-lhe que não há pior do que aquilo que lhe vai contar. Celeste começa a ficar nervosa e Peixoto diz que matou uma pessoa. Celeste fica em choque. Celeste está em choque e prestes a desmaiar. Peixoto explica que não foi bem matar, mas que Isaura morreu por causa de uma mentira que ele ajudou a inventar. Peixoto revela que Manel (Vítor Norte) não vai casar e nem sequer tem namorada, mas inventaram isso e Isaura morreu ao saber. Celeste fica boquiaberta.

Jorge (Manuel Melo) janta alheio à discussão que continua entre Fernando (Manuel Marques) e São (Sílvia Rizzo), ainda a propósito da opinião divergente sobre Gabanna (Bruno Cabrerizo). Vuitton (Beatriz Costa) chega furiosa e diz que Elisabete ficou com o seu lugar. São pergunta-lhe se queria trabalhar no consultório e Vuitton fica ainda mais furiosa. Vuitton pergunta se tem cara de quem quer ir trabalhar para o consultório e os pais dizem-lhe que não. Vuitton explica que Elisabete foi convidada para cantar na Toca, mas ela é que devia ter sido convidada. Fernando e São não querem sequer pensar nessa hipótese e não querem ouvir mais nada.

Glória recebe várias mulheres da Aldeia do Lado e pede a Oliveira para ir para o quarto, porque vão ter uma reunião. As mulheres não sabem ao que vêm e perguntam se vai haver alguma viagem ou vão organizar um clube de crochet. Glória informa que a reunião é sobre a Toca e ficam todas agitadas.

Elisabete (Ana Marta Contente) explica que Lenita (Sofia Grillo) a convidou para cantar na Toca e pergunta a Rufino (Carlos Cunha) se ela não lhe disse nada. Rufino percebe agora que Elisabete é a cantora de que Lenita lhe falou e gosta bastante do que vê. Por Rufino Elisabete já está contratada e tem a certeza de que tem mais talentos, para além de cantar. Elisabete gosta dos elogios, mas também fica meio nervosa.

As mulheres estão indignadas por Glória estar contra fechar a Toca e querem saber porque mudou de ideias. Glória diz que iam tirar trabalho a muitos jovens e em alternativa sugere que eduquem os maridos para não irem lá. Glória diz ainda que a Toca era um antigo convento, que foi abençoado pelo Papa. Oliveira (Joaquim Nicolau) assiste a tudo e percebe que Rufino deu mesmo a volta a Glória.

Rufino mostra-se muito disponível para receber e ajudar Elisabete na Toca. Ela até fica atrapalhada com tanta gentileza. Lenita chega e percebe logo o interesse de Rufino. Lenita pergunta a Rufino se já ouviu Elisabete cantar, mas ele diz que não precisa. Lenita pergunta a Elisabete se já tomou uma decisão e ela diz que ficou convencida com os argumentos de Rufino.

Vuitton (Beatriz Costa) grita muito e todos tapam os ouvidos e fecham os olhos. Quando Vuitton para de gritar, São (Sílvia Rizzo) diz-lhe que ela tem razão e que Fernando (Manuel Marques) não liga nenhuma à sua família de origem. Fernando não está a ver o que pode fazer e São sugere que arranje forma de Vuitton cantar na Toca. Fernando desespera por sobrar sempre para ele.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) e Padre Isidro (Carlos M. Cunha) tentam animar Manel (Vítor Norte). João Maria (Ricardo Trêpa) aparece e dá os sentimentos a Manel, depois tenta animálo dizendo que se calhar Isaura lhe deixou uma herança. João Maria vê Gabanna (Bruno Cabrerizo) e mete conversa com ele. Manel parece ter ficado a pensar na história da herança.

Carlos (Rodrigo Paganelli) comenta com Quina (Maria Rueff) que não foi à bola com Gabanna, mas ela acha que ele está é com ciúmes. João Maria conversa com Gabanna sobre a possibilidade dele dar uns treinos aos idosos do Centro de dia, pois tem mais qualificações para o fazer do que ele. Gabanna fica confuso, pois achou que só ia dedicar-se ao hóquei.

Lenita percebeu que Rufino achou piada a Elisabete e avisa-o para se manter longe dela. Rufino diz que ela é demasiado nova, mas Lenita sabe que isso não é um problema e relembra que também era, quando ele entrou na sua vida e a virou de pernas para o ar. Nota-se que ainda mexem um com o outro.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: Festa é Festa: Peixoto confessa ter cometido o pior crime possível
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA