Neste episódio
Fátima (Marta Andrino) está a trabalhar, mas não tira os olhos do telemóvel, pois está preocupada por António (Luís Simões) ainda não ter dito nada. Fátima manda-lhe um áudio a dizer isso mesmo e não consegue acreditar quando vê António entrar no café.
São (Sílvia Rizzo) faz de tudo para convencer Fábio (Isaac Alfaiate) do seu talento, apenas com o intuito do tirar lá de casa. Fábio começa a ficar moralizado com as palavras de São e promete não virar as costas ao seu talento, mas decidiu ser pintor, em vez de ator. São fica em choque.
Fátima acha que está a ter uma visão e esfrega os olhos. António diz-lhe que está ali, mas Fátima ainda não acredita e liga-lhe. António mostra-lhe o telemóvel a tocar e afirma que está mesmo ali. Fátima abraça-o, beija-o, ri e chora. António diz-lhe que decidiu voltar, porque não foi feliz um único dia na Alemanha e o que se recebe a mais, não compensa tudo o que se deixa para trás.
São (Sílvia Rizzo) conta a Fernando (Manuel Marques) que Fábio (Isaac Alfaiate) quer ser pintor. Fernando (Manuel Marques) gosta da ideia e diz que já deve ter alguma experiência, uma vez que até já trabalhou com Peixoto (Vítor Emanuel). São explica que não é desse tipo de pinturas que estão a falar e Fábio relembra que é um artista. Fernando pergunta-lhe onde vai comprar telas e tintas na Bela Vida. São não quer acreditar que aquela seja a única preocupação de Fernando.
António percebeu que era rico com o que tinha na aldeia e que um ordenado chorudo não é nada comparado com tudo o que teve de abdicar. António percebeu que o seu lugar é ali na aldeia, ao pé dos seus e apesar de não ganhar muito, tem o mais importante e as coisas vão acabar por melhorar. Fátima pensa exatamente como ele e beijam-se muito felizes.
Aida (Ana Guiomar) já chegou e está pronta para cozinhar. Quina (Maria Rueff) põe Aida no seu lugar e diz que já está tudo orientado para o jantar. Aida insiste que uma coisa não invalida a outra e avisa que Gabanna (Bruno Cabrerizo) gosta muito de comer, já que foi a primeira a fazer um jantar temático e bem viu o que ele comeu. Aida surpreende todas quando mostra um grande queijo que comprou.
El Cacto (Luís Gaspar) está com um ar felicíssimo, prestes a dar a novidade ao Padre. Isidro (Carlos M. Cunha) fica surpreendido com o entusiasmo e boa disposição de El Cacto e este conta-lhe que agora é pai. Isidro fica confuso e pergunta-lhe se descobriu que tinha um filho no méxico, mas El Cacto diz que o filho está na Bela Vida e não era dele, mas passou a ser. O Padre fica muito confuso.
Aida ri-se da ignorância das outras e explica que aquele queijo vai servir para fazer a pasta. Ninguém percebe exatamente como e Aida diz que já lhes vai mostrar. Albino (Pedro Alves) e Delfim (António Melo) veem o queijo e ficam impressionados. Começam a fazer contas ao vinho que vão ter de beber para dar conta do queijo.
O Padre tenta perceber melhor aquela história e faz algumas perguntas a El Cacto, mas nada do que ele diz faz sentido. O Padre não se lembra de ver nenhuma grávida recentemente na Bela Vida e por isso não está a ver como ele possa ter sido pai hoje. El Cacto diz que a criança já nasceu a algum tempo, é uma menina e chama-se Panchito. Aquilo é demais para o Padre e ele tem de se sentar.
Carlos (Rodrigo Paganelli) serve caipirinhas a Corcovada (Maria do Céu Guerra), Laidinha e Manel (Vítor Norte). Laidinha nem espera pelo brinde e bebe logo tudo de penalty. Manel fica preocupado e avisa Laidinha que aquilo é forte, mas Laidinha só quer divertir-se e aproveitar a vida. Corcovada diz que pode dormir lá em casa se for preciso e Laidinha gosta da ideia. Manel fica muito incomodado.
Fátima, Jorge (Manuel Melo) e Manuela (Inês Herédia) celebram com António por ele ter voltado da Alemanha. Estão todos muito felizes por ele ter voltado e também muito curiosos para saber como correram as coisas por lá. Fazem muitas perguntas e António prepara-se para responder.
O Padre Isidro continua muito confuso e quer perceber melhor aquela história. El Cacto diz que a sua filha é uma menina, mas sempre quis ter um filho chamado Pachito e então decidiu chamar a filha de Panchito. O Padre pergunta se a mãe da criança concordou e quer saber quem é afinal. El Cacto diz que é Valquíria (Maria Sampaio) e que concordou. O Padre fica com um nó muito grande na cabeça.
Tomé (Pedro Teixeira) vai pela rua a tapar um ouvido e o outro, a tentar perceber se está melhor ou se continua a ouvir mal. Gabanna aparece e Tomé assusta-se porque não dá conta dele se aproximar. Gabanna pergunta-lhe como está o ouvido. Tomé não quer dar parte fraca e diz que está ótimo, mas é notório que não está. Gabanna aconselha-o a ir ao médico e Tomé culpa-o pelo sucedido.
Estão todos espantados a olhar para o queijo. Aida vai dando o seu show sobre como se faz massa lá dentro. Delfim diz que já viu aquilo em Lisboa e acha que Quina vai gostar. Guida chega e Delfim disfarça os olhares para Quina. Delfim fica incomodado por elas estarem ali tão próximas.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI