EP 183 Paulo não aceita críticas

Em «Festa é Festa», Elisabete (Ana Marta Contente) está a ajudar Valquíria (Maria Sampaio), que continua com muitas dificuldades nas tarefas de secretária. Paulo (Hélder Agapito) entrega correio para a Junta, mas Valquíria diz-lhe que nenhuma das cartas é para ali. Elisabete confirma e diz que ele está cada vez pior. Paulo não aceita a crítica e conta que até anda a dar aulas de português a Corcovada (Maria do Céu Guerra). Elas ficam surpreendidas.
Qua, 8 dez 2021 21:55 TVI

Neste episódio

Corcovada (Maria do Céu Guerra) pergunta a Júlia (Monique Alfradique) de quem é que ela veio à procura. Júlia diz que veio à procura de uma senhora centenária que viveu no Brasil e que teve um filho chamado António. Corcovada diz que é essa senhora. 

Tomé (Pedro Teixeira) vai a casa de São (Sílvia Rizzo) e Fernando (Manuel Marques) para se certificar de que Bino (Pedro Alves) vai mesmo sair da prisão domiciliária. São e Fernando estão aliviados com a notícia, já Tomé diz que não é nada bom ver mais um criminoso sair impune. Tomé quer falar com Bino, mas este não gosta nada de o ver ali em casa. 

Florinda (Ana Brito e Cunha) e Carlos (Rodrigo Paganelli) conversam sobre como será o natal este ano. Manel (Vítor Norte) aparece todo entusiasmado com a rapariga que viu na sala e pergunta a Carlos e Florinda se sabem quem ela é. 

Tomé informa que foi ali porque o Padre (Carlos M Cunha) lhe mandou e diz que ele também já deve estar a chegar. Tomé provoca Bino e afirma que está preocupado com o presépio, pois com Albino preso não tinham quem fizesse de burro. O Padre chega e repreende-os por estarem a discutir. Já estão todos sentados à mesa de jantar e o Padre tenta explicar porque motivo agendou aquela reunião. Bino julga que foi para abençoar o seu regresso à liberdade e diz que deviam erguer-lhe uma estátua por ter sido vítima de uma injustiça. O Padre informa que está na altura de fazerem o sorteio das personagens do presépio. 

O Sôtor (José Carlos Pereira) entra no café e ficam todos a olhar para ele. Abel (Júlio César) está preocupado com a quantidade de pessoas que estão ali e resolve pôr a máscara. Fátima (Marta Andrino) e Jorge (Manuel Melo) vão ter com o Sôtor e fazem-lhe algumas perguntas, pois estão curiosos com aquela mudança. Fátima e Jorge não querem chamar Sôtor ao Sôtor, mas não conseguem evitar. 

O Padre explica como vão fazer o sorteio das personagens, mas Bino diz que Tomé não devia entrar no sorteio, pois está mais que visto que ele devia fazer de burro. Bino e Tomé estão constantemente em picardias. O Padre diz que já não os pode ouvir e que só quer fazer o sorteio e ir embora o mais rápido possível. 

Está toda a gente de volta do Sôtor e fazem uma grande festa por ele estar de volta. Mário (Pedro Giestas) e Abel não percebem o porquê de o idolatrarem, mas desconfiam que ele fosse da aldeia e que tenha regressado. Fátima pede uma salva de palmas para o Sôtor e ao ouvir isto, Abel fica logo todo interessado. 

O Padre começa a fazer o sorteio e Louis (Valdemar Brito) será o menino Jesus. Ao Fernando calha ser a Nossa Senhora, mas ele começa a pensar no assunto e diz que não faz muito sentido. Todos o convencem de que não tem mal nenhum. Tomé goza com Bino por ir ser o burro, mas logo depois descobre que vai ser a vaca. 

Abel e Mário também já estão junto do Sôtor e Fátima apresenta-os. Abel está maravilhado com o facto do Sôtor ser médico e quer abraçá-lo, mas retrai-se. Abel acaba por esquecer os protocolos e abraça mesmo o Sôtor. 

Aida (Ana Guiomar) recebe a confirmação da surpresa que preparou para Tomé e cantarola toda animada. António gosta de a ver assim. Aida pergunta-lhe se pode segurar as pontas na loja no fim de semana e ele diz que já está habituado. António avisa que Aida vai sentir a sua falta quando emigrar, mas ela finge que não ouve. 

Elisabete (Ana Marta Contente) está a ajudar Valquíria (Maria Sampaio), que continua com muitas dificuldades nas tarefas de secretária. Paulo (Hélder Agapito) entrega correio para a Junta, mas Valquíria diz-lhe que nenhuma das cartas é para ali. Elisabete confirma e diz que ele está cada vez pior. Paulo não aceita a crítica e conta que até anda a dar aulas de português a Corcovada (Maria do Céu Guerra). Elas ficam surpreendidas. 

Aida e António continuam a falar do tema da emigração, quando Aves (Hugo Sousa) entra e conta que também já pensou emigrar, mas depois não teve coragem de dar esse passo. António fica interessado em ouvir a história dele e Aves conta que pensou emigrar, mas depois resolveu ficar por cá, porque sentiu o chamamento da grelha e agora é o rei do churrasco. Aida pede a António para pôr os olhos naquilo e afirma que ele também pode ser o rei da mercearia. António está farto de os aturar e vai embora. 

Corcovada está chocada e comovida com o que Júlia lhe contou. Corcovada confessa que já tinha desconfiado que pudesse ter outro neto, mas agora teve a confirmação. 

 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: Paulo não aceita críticas
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA