Neste episódio
Quina (Maria Rueff) continua atarantada com o frigorifico cheio de pepinos e sem saber o que fazer àquilo. Aurélio (Manuel Marques) chega e diz que dá jeito ter mais um frigorífico, pois assim pode trazer mais sapateiras. Quina diz-lhe que não é bem assim e manda-o abrir o frigorífico. Aurélio fica espantado com a quantidade de pepinos e pergunta de onde vieram. Quina diz que são a herança de Manel (Vítor Norte) e Aurélio fica confuso.
Lenita (Sofia Grillo) diz que tem andado muito atormentada, pois sente que está a viver uma situação de pecado. Lenita diz que sempre gostou de Rufino apesar de ele ser um traste, mas depois conseguiu livrar-se dele e agora era mulher independente e não precisava de nada disto. Lenita confessa que tem os pensamentos apanhados por outro traste. Lenita diz que se sente mal por sentir aquilo e sabe que é errado, mas não consegue evitar. Lenita descreve o que sente e o Padre começa a ficar incomodado. O Padre pergunta-lhe se quer livrar-se do que sente ou da culpa que sente por sentir aquilo. Lenita fica pensativa.
Aurélio (Manuel Marques) fica boquiaberto ao ver o pepino exposto na sala. Quina diz que é para homenagear Isaura e ele pergunta se não era melhor uma foto. Aurélio compara aquilo a porem uma casca de sapateira ali, quando ele morrer. Quina nem quer pensar nisso.
Peixoto chega e estranha aquela quantidade de pessoas na junta. Manuela aproveita para sensibilizar Peixoto para o voto nas eleições.
São e Fernando festejam por se terem visto livres da dívida de El Cacto, mas ainda lhes custa a acreditar que seja mesmo verdade. El Cacto aparece e eles julgam que estavam a sonhar e que ele veio cobrar a dívida. El Cacto confirma que perdoou a dívida e diz que está ali para espalhar a palavra do Senhor. São e Fernando ficam estupefactos. São e Fernando estão muito confusos com a conversa de El Cacto sobre Deus e acham que ele os veio matar. El Cacto esclarece que já não mata pessoas nem animais e eles ficam mais aliviados. El Cacto insiste que veio espalhar a palavra do Senhor e quer que vão à missa no domingo. São diz que tem coisas para fazer, mas El Cacto exige que eles vão e eles comprometem-se a ir.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI