EP 948 Chegou a missa do ano! Mas o ambiente não é o melhor...

Em «Festa é Festa» é dia de missa e, pela primeira vez em muito tempo, a igreja está cheia. Corcovada (Maria do Céu Guerra) também já lá está, acompanhada de João Maria (Ricardo Trêpa). Glória (Catarina Avelar) diz que nunca viu a igreja assim e que até está emocionada. Corcovada também está feliz por ver ali tanta gente. Glória está ansiosa para que a missa comece, já João Maria só quer que acabe. Glória não gosta do estado de espírito de João Maria e vai sentar-se noutro sítio.

Ter, 30 jul 2024 22:40 TVI

Neste episódio

Florinda (Ana Brito e Cunha), Albino (Pedro Alves), Guida (Cristina Oliveira) e Carlos (Rodrigo Paganelli) acabaram de chegar e estão a sentar-se. Albino pergunta se demora muito e Florinda repreende-o, pois acabaram de chegar. Albino não gosta de perder tempo e Florinda sugere-lhe que reze. Ao ver ali tanta gente junta, Albino diz que podia fazer um discurso político. Florinda lembra-o de onde está.

Ivone (Maria Emília Correia) vai ter com Lenita (Sofia Grillo) para saber como está a correr a organização das matinés e para se disponibilizar para a ajudar na organização das mesmas. Lenita fica surpreendida com a lata e presunção de Ivone.

Aida (Ana Guiomar), Tomé (Pedro Teoxeira), Elisabete (Ana Marta Contente) e Josefa (Rita Salema) também já chegaram. Tomé quer despachar aquilo rápido porque ainda não se sente bem. Aida ralha com ele para que se comporte na igreja. Elisabete diz que nem ali os pais param de discutir.

Lenita tenta perceber de que forma é que Ivone pode ajudar e ela diz que pode fazer qualquer coisa, pois tem muita experiência em muita coisa. Ivone sugere fazerem bailes temáticos e Lenita até gosta da ideia. Ivone gaba-se de só ter boas ideias e Lenita ri-se com a presunção de Ivone.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) também já lá está e acompanhada de João Maria (Ricardo Trêpa). Glória (Catarina Avelar) diz que nunca viu a igreja tão cheia e que até está emocionada. Corcovada também está feliz por ver ali tanta gente. Glória está ansiosa para que a missa comece, já João Maria só quer que acabe. Glória não gosta do estado de espírito de João Maria e vai sentar-se noutro sítio.

Agostinho chega à aldeia e olha em volta, tentando reconhecer o local. Estranha que esteja tudo fechado e que não haja ninguém na rua. Agostinho vai à mercearia, mas a porta também está fechada. Começa a achar que se enganou na aldeia e volta a olhar em redor.

O Padre Isidro (Carlos M. Cunha) finaliza a missa e não pode deixar de dizer que está muito orgulhoso por ter a igreja cheia. Isidro diz ainda que o grande responsável por aquele feito é El Cacto (Luís Gaspar). Albino não aguenta estar ali a ouvir falar bem de El Cacto. Florinda pede-lhe para estar calado e elogia o percurso de redenção de El Cacto. Albino não quer acreditar no que está a ouvir. A missa já está a chegar ao fim, mas Isidro não pode deixar de agradecer mais uma vez a El Cacto e convida-o a dizer umas palavras. El Cacto agradece a todos por o terem feito mudar de vida e emociona-se. Todos estão emocionados na igreja, até Albino, Fernando, Tomé e Peixoto (Vítor Emanuel) ficam baralhados com o que sentem. Corcovada aplaude El Cacto.

Aida (Ana Guiomar) diz estar animada com a viagem que está a organizar para as suas férias. Jorge (Manuel Melo) espera que corra melhor do que a excursão a Lourdes e relembra as queixas que houve. Aida diz que há pessoas que não sabem apreciar uma viagem e que deviam ficar em casa. Aida está agora concentrada na sua viagem de férias e promete ser uma bomba.

Florinda vai à sacristia para falar com o Padre, mas quem lá está é El Cacto. Ele pergunta-lhe se gostou da missa e Florinda diz que sim. El Cacto queria saber mais e pergunta-lhe se acha que tem jeito para aquilo.

São (Sílvia Rizzo) quer ir de férias, mas Fernando lembra-a de que não têm dinheiro. São diz que é sempre a mesma coisa e que nunca têm dinheiro para ir de férias. Fernando diz que mesmo assim vão sempre e recorda como foi no ano passado, mas este ano não têm mesmo dinheiro nenhum. São acusa Fernando de ser pequenino e não ter ambição.

El Cacto quer saber se tem jeito como sacristão e a opinião de Florinda é importante para ele. El Cacto pergunta a Florinda se o viu bem, pois estava vestido de branco e passava muito despercebido. Florinda relembra-o de que discursou e era impossível não o ter visto. O Padre chega e Florinda fica aliviada.

Ivone anda toda atarefada a decorar a Toca para o primeiro baile temático. Lenita vai observando e mandando alguns bitaites, mas Ivone garante que sabe o que está a fazer e Lenita deixa na mão dela. Rufino (Carlos Cunha) é que não acha graça nenhuma ao que se está ali a passar e queria acabar com aquilo, mas Lenita lembra que a dona é ela e que os bailes são para manter. Rufino recusa-se a fazer parte daquela palhaçada dos bailes e diz que aquilo não tem nada a ver com o ramo deles. Lenita reconhece que não é bem a onda deles, mas as pessoas gostam e às vezes é preciso ir ao encontro do que as pessoas querem. Ivone garante que os bailes vão ser um sucesso e a Toca vai ter vida como nunca teve, bem como dinheiro a entrar. Rufino fica mais animado.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: Chegou a missa do ano! Mas o ambiente não é o melhor...
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA