Neste episódio
A teraupeuta muda a conversa e exige à filha que lhe diga a verdade sobre os motivos que a levaram a desaparecer tanto tempo. A enfermeira conta à mãe que foi por causa de Olívia (Maria João Bastos) que fugiu, ficando atónita por a mãe lhe contar que a decoradora se vai tornar tutora de Rita e sócia de Joana no estúdio. Lúcia pede à mãe para impedir que isso aconteça, revelando que Olívia esteve presente no nascimento de Rita e tentou sempre esconder a Marília (Lucélia Santos) e Gilberto (Edwin Luisi) onde é que ela estava.
Joana (Teresa Macedo) e Óscar (Pedro Granger) analisam o contrato enquanto Olívia lhes garante não ter nada a ganhar com a sociedade, e que só está a ajudá-los em nome do bem-estar de Rita (Margarida Serrano).
Lúcia continua a revelar a verdade a Fernanda e conta que há já muito que Olívia sabia onde estava Rita, tendo-se cruzado com quando vendeu a casa aos Montenegro, tendo sido por esse motivo que teve de fugir antes que ela a entregasse à polícia. Lúcia admite à terapeuta que têm de impedir que Olívia se torne tutora de Rita por ela ter apenas como desejo ficar com a fortuna da família.
Alice (Júlia Palha) e Edu (Rodrigo Trindade) sorriem, constrangidos, por Olívia (Maria João Bastos) lhes dizer que sempre teve a ideia que eles iam ser uma dupla perfeita no trabalho por terem tudo a ver um com o outro. Olívia conta-lhes já ser sócia de Joana (Teresa Macedo) no estúdio, quando Sara (Margarida Vila-Nova) entra para ir buscar os seus mealheiros.
Fernanda (Alexandra Lencastre) diz que não pode impedir os Montenegro de nomearem Olívia como tutora de Rita (Margarida Serrano) sem lhes apresentar uma explicação plausível e Lúcia (Dalila Carmo) diz à mãe ter uma solução.
Sara elogia os mealheiros que Edu e Alice fizeram, e Olívia reforça que eles são uma dupla imbatível. Sara questiona Olívia sobre os seus motivos para ter ajudado tanto Pipo quando ele saiu da prisão e insinua não acreditar nada nas causas da morte de Pipo e garante-lhe que vai investigar o que verdadeiramente aconteceu.
Lúcia pede à mãe para não contar a ninguém que regressou antes de falar com os filhos, prometendo contar-lhe os verdadeiros motivos do seu desaparecimento se ela fizer o que lhe pediu em relação a Rita.
Artur (Luís Gaspar) e Afonso (Miguel Nunes) assistem, impressionados, à desenvoltura de Isabel (Lúcia Moniz) a fingir estar a vender uma casa a um cliente. Artur tenta perceber, por Isabel, a razão pela qual Leonor (Paula Neves) ficou tão zangada com ele, mas ela diz-lhe não querer meter-se nesse assunto e anui que não é a ignorar Carmo (Sofia Grillo) que ele vai resolver a sua situação sentimental.
Sara (Margarida Vila-Nova) espalha os mealheiros pela Papelaria, e pede aos clientes para contribuírem para a associação de defesa dos animais.
Beatriz (São José Correia) fica incomodada por César (Marco Delgado) elogiar a sua beleza na sessão fotográfica e combinam almoçar juntos.
Olívia (Maria João Bastos) olha impaciente para Marília (Lucélia Santos) a dizer-lhe que o documento que a torna tutora de Rita só fica validado com a assinatura de Gilberto (Edwin Luisi).
Gilberto fica confuso por Fernanda (Alexandra Lencastre) lhe dizer que Olívia não pode tornar-se tutora de Rita. Fernanda pede a Gilberto que confie nela e que não assine o testamento.
César e Beatriz preparam-se para sair quando surge Lúcia (Dalila Carmo).
Irritada, Olívia diz a Marília que não percebe porque é que ela e Gilberto arranjam sempre problemas às soluções que ela arranja, admitindo que só se tornou sócia no estúdio de Joana (Teresa Macedo) para os ajudar.
Lúcia abraça César, que a repele e exige explicações para o seu desaparecimento. Lúcia desculpa-se a César assegurando-lhe que o fez por causa de Pipo (Pêpê Rapazote) e também de Olívia, mas assegura-lhe que agora tudo vai ser diferente, pois está grávida.
Sara (Margarida Vila-Nova) diz a Duarte (Afonso Lagarto) que o relatório da polícia veio confirmar as suas suspeitas que Nuno (Nuno Pardal) foi assassinado noutro local e depois levado para Monsanto.
César continua em choque com a ideia de Lúcia estar grávida dele e acaba por beijá-la com paixão.
Duarte concorda, abalado, com Sara que é muito provável que Nuno tenha sido assassinado e diz que vai buscar o caderno que ele usou nas investigações. Duarte conta a Sara que todas as pistas que Nuno escreveu no caderno estão erradas visto que ele pensava que Alice (Júlia Palha) era filha dela, e ambos ficam perplexos por inferirem que Gabriel (Rodrigo Trindade) pode ser o filho dela.
Edu (Rodrigo Tomás) volta a sondar Alice sobre o que sente por Afonso (Miguel Nunes) e ela responde que a sua prioridade, agora, são os irmãos.
Afonso fica em choque por Beatriz lhe confirmar que Lúcia regressou, saindo apressado a dizer que Alice tem de saber já disso. Lúcia tenta persuadir César a voltar consigo para casa para recuperarem a sua família, mas ele diz-lhe que só aceita depois dela falar com os filhos. Afonso entra na oficina de Edu à procura de Alice, e conta que Lúcia regressou, e a expressão de Edu transfigura-se.
Sobre «Na Corda Bamba»
Desejar o impossível é um sentimento perigoso. A estrada é tortuosa, é preciso lutar. O desespero levanos por atalhos fatais… E se a única solução para conquistar os seus sonhos, fosse cometer um crime? Você seria capaz? Como qualquer criminoso, Lúcia e Pipo julgam ter cometido o crime perfeito. Durante muito tempo, acreditam estar a viver o sonho da família feliz com os seus três filhos, Gabriel, Alice e Rita, até que… os mortos ressuscitam. O álbum de família, repleto de sorrisos, esconde fantasmas que ninguém imagina. Às vezes, para apagar um crime é preciso cometer outro. Bem-vindo à família Lobo.