EP 138 «Isto é um ajuste de contas»

Em «Onde Está Elisa?», Elisa (Heidi Berger) vê Zé Pedro (Graciano Dias) entrar na cabana e, aflita, pede-lhe que a ajude, e Constança (Joana Seixas) avisa-o não se importar minimamente que Elisa morra se alguma coisa correr mal no plano deles.

Qua, 11 mar 2020 23:32 TVI

Neste episódio

Gonçalo (Luís Ganito) diz abalado a Cláudia (Beatriz Costa) que a única coisa que a preocupa é Elisa (Heidi Berger), e Cláudia não consegue deixar de questioná-lo sobre aquela relação de amor/ódio que todos sentem por Elisa.

Raquel (Teresa Tavares) e Ana (Vera Kolodzig) acham as insinuações de Francisca (Ana Cristina Oliveira) sobre a fortuna de Rui (António Pedro Cerdeira) suspeitas e Ana começa a fazer pesquisas na internet.

Carlos (Marco d'Almeida) vai a casa de Zé Pedro (Graciano Dias) e ao ver o telemóvel partido no chão conclui que fugiu com Constança. Rui e Francisca culpam-se mutuamente de todos os problemas das filhas e Francisca avisa Rui que vai pedir o divórcio e sair dali com as filhas, dizendo-lhe que ele acabará por ficar sem nada quando as suas falcatruas forem descobertas. A discussão é interrompida por um telefonema de Constança para Rui.

Ana investiga o processo de uma rede de falsificadores de notas e relaciona-o com o momento em que Rui também começou a enriquecer, e tira fotografias aos documentos.

Rui diz que Constança lhe exigiu dois milhões de euros para libertar Elisa, e que não tem esse dinheiro, e Francisca percebe que o dinheiro que Rui perdeu há um ano era falso. Rui acaba por assentir, pedindo-lhe que não conte nada a ninguém.

Todos pensam em como conseguir salvar Elisa, agora que já sabem que Constança exigiu dois milhões de euros pelo seu resgate. Carlos refere que a única coisa que podem fazer é seguir o dinheiro. Ana diz a Raquel, Tiago e Carlos que o carro de Constança foi encontrado na Moita. Carlos relativiza por achar que Constança sabe o que está a fazer e Tiago (João Lagarto) pede-lhe que utilize as suas habituais investigações pouco convencionais para conseguirem resolver finalmente aquele caso.

Constança entra na cabana a empurrar Elisa com a sua arma e Elisa avisa-a que nada do que fizer vai impedi-la que ela e Bruno fiquem juntos. Elisa pede, aflita, ajuda a Zé Pedro, quando o ouve entrar, e Constança avisa-o não se importar minimamente que Elisa morra se alguma coisa correr mal no plano deles.

Ana ganha coragem e conta a Carlos as suas suspeitas de Rui e do procurador estarem envolvidos num esquema de lavagem de dinheiro, que permitiu a ambos subirem na vida ao mesmo tempo. Carlos incentiva Ana a prosseguir as suas investigações e Ana sorri satisfeita com o apoio.

Francisca alerta Rui que pretende mesmo divorciar-se dele mal a história do rapto de Elisa chegue ao fim, repisando não querer continuar a viver com alguém que comete tantas ilegalidades.

Ana liga de um telemóvel barato para Francisca, perguntando-lhe, sob o subterfúgio de trabalhar para uma empresa de estudos de mercado, que opinião tem ela acerca do combate à falsificação de dinheiro e se costuma verificar se as notas que utiliza são falsas.


Sobre «Onde está Elisa?»

A vida da família Menezes muda radicalmente depois do desaparecimento de Elisa, a filha mais velha de Rui e Francisca Menezes. Com a tragédia, os segredos obscuros de cada membro da família, de cada amigo, de cada pessoa que rodeava Elisa, são desvendados. Começam as desconfianças, as paranóias, o desenterrar de histórias do passado, as rivalidades e a inevitável distribuição de culpas. No meio dos conflitos familiares, muitos suspeitos são revelados, entre eles os próprios pais, tios, primos, amigos, antigos e atuais empregados da família.


“Onde Está Elisa?” é um thriller, mas com um envolvimento familiar, com drama e romance, felicidade e tragédia, e o pertinente conflito de gerações, abordando a preocupação universal dos pais com os filhos e como os problemas de uns podem afetar os de outros.

Ficha Técnica

Título Original: «Isto é um ajuste de contas»
Categoria: Série nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA