Neste episódio
Todos pensam numa forma de salvar Sílvio, sem expor Fredy. Este lembra-se de que Vítor trabalha para Nelson e todos olham para Glória (kelly Bailey), como se a solução estivesse nela.
Vítor recebe uma chamada de Glória e não repara que a cama está aberta, com uma cobra dentro. Glória conta ao pai que Nelson quer matar Fredy e está a usar Sílvio como isco.
Glória (Kelly Bailey) diz que o pai não conseguiu ajudá-los. Fredy (Lourenço Ortigão) não perde mais tempo, vai salvar Sílvio (Vítor d'Andrade). Os amigos decidem ir atrás dele.
Vítor (Diogo Infante) está esticado na cama e a cobra aproxima-se dele. Lídia (Joana Seixas) e Júlio (José Wallenstein) estão a dormir, quando aparece Vítor com a cobra morta e a atira para cima de Júlio.
Bashir (Diogo Mesquita) lembra Constança (Catarina Bonnachi) que prometeu não se mostrar a ninguém. Samira (Vera Kolodzig) chega e Bashir pede para Constança ir dormir.
Bashir revela a Samira que Vítor sobreviveu ao seu ataque e como vai para Lisboa amanhã, será mais difícil pôr-lhe as mãos em cima. Determinada, Samira diz que não vai deixar que nada a afaste do seu objetivo.
Fredy aparece e Glória fica muito surpreendida. Sílvio conta que eles não tiveram alternativa e que Fredy agora trabalha para Nelson.
Omar (Carloto Cotta) reza ao som da chamada para a oração. Teresa (Joana Ribeiro) prepara Hassam para o Aqiqah e todas comentam as diferenças de tradições.
Samira pergunta a Omar se vai deixar a cerimónia acontecer e ele assente que o filho não tem culpa de nada e mais do que nunca, precisa da proteção de Alá. Omar promete tomar uma decisão depois da festa e agradece a Samira por ter oferecido a festa.
Teresa denuncia algum nervosismo com a cerimónia, mas ressalva que o mais importante é continuarem unidos pelo bebé.
Júlio conta a Bashir que puseram uma cobra na cama de Vítor e ele confirma que foi ele que o planeou.
Tomé (Tiago Teotónio Pereira) reage mal ao saber que Fredy vai passar a ser o braço direito de Nelson.
Glória não acredita que Tomé venda droga, até Fredy lhe mostrar uma foto dele com Vítor e Nelson. Tomé aparece e Glória finge que está tudo bem, fala em Nelson, e ele continua a dizer que é amigo do pai e que tem de andar protegido porque tem negócios na noite.
Teresa e Omar dirigem-se para casa de Bashir, enquanto alguns criados vão distribuindo pratos de cordeiro. Fátima (Rita Ribeiro) estranha a demora de Omar e Samira tem esperança de que ele já se tenha chateado com Teresa.
Diogo (Paulo Pires) pergunta a Helena como está o neto e ela refere que ele é muito amigo de Carolina (Margarida Corceiro). Diogo tenta não mostrar a sua inquietação.
Sahid (Lucas Dutra) sai de casa e é seguido por Matos e Chaves. Diogo conta a Tavares que Carolina passa muito tempo com Sahid e que tentou falar com ela, mas que não resultou, por isso vai pedir a Margarida (Paula Lobo Antunes) para fazer alguma coisa.
O Aqiqah está a decorrer e o ambiente é de festa.. A população come, bebe e dança festejando. As mulheres lançam os gritos característicos. Teresa não gosta de ver o filho ao colo de Fátima.
Teresa está animada com a perspetiva de ir embora de Al Aradhi, mas estranha o semblante de Omar e pergunta se houve algum problema. Teresa fica em choque quando Omar revela que mudou de ideias e que já não vão para Lisboa.
Sobre «Prisioneira»
Um médico muçulmano, revolucionário mas não fundamentalista, luta por um mundo mais justo e menos fraturado.
Apaixona-se loucamente por uma portuguesa e resgata-a de uma vida pouco fértil de amor.
No entanto, este resgate torna-se num cativeiro que ninguém previra e num combate desigual pela guarda de uma criança.
A intriga, que decorre entre Lisboa e um país do Magrebe, é protagonizada por um amor entre crenças e tradições diferentes, para sempre afetado por um atentado terrorista.