Neste episódio
Aida (Ana Guiomar) exige uma explicação e Delfim (António Melo) começa a falar, mas ela não o quer ouvir a ele e pergunta a Tomé (Pedro Teixeira) por que razão Delfim está ali. Tomé diz que não tem nada a ver com aquilo. Josefa (Rita Salema) diz que não há nada para explicar, apenas convidou Delfim para jantar e ponto final. Aida desfaz o convite, mas Josefa insiste que Delfim janta com eles. Tomé desiste de dizer alguma coisa.
Quina (Maria Rueff) encontra o voucher da viagem ao Douro e Manel (Vítor Norte), com um sorriso dissimulado, começa o seu número. Manel finge que fica aliviado por ter encontrado o voucher, pois andava à procura dele e já achava que o tinha perdido. Manel revela que vai passar um fim de semana romântico ao Douro com a sua namorada e Quina fica de queixo caído.
Albino (Pedro Alves) já está sentado no sofá ao lado de Florinda (Ana Brito e Cunha) e muda de canal. Florinda diz que é preciso ter muita lata e manda Albino ajudar Carlos (Rodrigo Paganelli). Albino queixa-se do feitio de Florinda, por estar sempre a trabalhar e a querer que todos trabalhem. El Cacto (Luís Gaspar) aparece e avisa Albino que o prazo dele acabou. Albino diz que podem conversar, mas El Cacto nem o ouve, só tem olhos para Florinda.
Quina está incrédula por haver mesmo uma namorada, uma vez que já há um nome e por Manel lhe ter comprado uma viagem para o Douro. Manel sorri com satisfação, pela viagem estar a dar frutos, e fala mais pormenorizadamente sobre a mesma. Abel (Júlio César) aparece e pergunta sobre o que estão a falar. Manel fica contente por ter ali mais uma oportunidade de espalhar o boato.
Delfim e Josefa jantam lado a lado e vão cochichando e dando risinhos. Aida e Tomé não querem acreditar no que estão a ver. Aida pergunta por Guida (Cristina Oliveira) e Delfim diz que está em Lisboa. Isso Aida sabe, ela estava a perguntar se está bem e se ele se lembra que são casados, mas Delfim desvia a conversa e dá atenção a Josefa. Os dois brindam a jantares inesperados e companhias extraordinárias.
Fernando deita-se na cama onde São continua catatónica. Jorge vai saber como a tia está e Fernando diz-lhe que está na mesma. Jorge diz-lhe para aproveitar como se fosse uma folga. São arregala os olhos ao ouvir o que dizem dela e faz um esforço enorme para continuar a fingir que está catatónica.
Aida e Tomé estão deitados, mas não conseguem dormir e conversam sobre o jantar. Aida está chocada por Josefa se ter atirado a Delfim, pois ele é casado. Tomé diz que a irmã é uma pessoa séria e não se atira a homens casados, mas Aida diz que não foi isso que viu. Tomé explica que Josefa se está a aproximar de Delfim, para os ajudar a recuperar o café, mas Aida não acredita. Delfim e Josefa veem TV e bebem licor. Há um clima de flirt, mas nenhum toma a iniciativa. Josefa lá pergunta o que Delfim está a pensar fazer em relação a Guida e ele diz que tenciona separar-se, mas há muita coisa para resolver ainda, até porque quer dar uma vida de rainha à nova dona do seu coração. Josefa gosta do que ouve. Aida não tem dúvidas de que Josefa está a tentar dar o golpe do baú a Delfim. Tomé pede a Aida para não falar mal de Josefa e para o deixar dormir, mas Aida continua e Tomé pega na almofada para ir dormir para o sofá.
Delfim (António Melo) fala sobre como irá tratar a sua futura rainha e Josefa (Rita Salema) ouve-o deliciada. Josefa não aguenta mais e beija-o. Tomé (Pedro Teixeira) entra na sala com a sua almofada e fica chocado. Tomé esfrega os olhos, tentando perceber se aquilo está mesmo a acontecer ou é um sonho e acaba por voltar para o quarto, sem que os outros o tenham visto.
Aida (Ana Guiomar) e Tomé esclarecem quem trouxe Elisabete para a conversa e por que motivo. Aida acha que quando as pessoas começarem a falar do caso de Josefa com Delfim, vão acabar por falar em Elisabete (Ana Marta Contente) também, uma vez que ela também teve um caso com um homem casado. Pensam na possibilidade de Elisabete achar graça a Delfim, pois tem parecenças com Albino e ficam aflitos.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI