EP 899 El Cacto deixa ambiente tenso no café: «Há quanto tempo não vão à missa?»

Em «Festa é Festa» El Cacto (Luís Gaspar)  fala para que todos o oiçam e pergunta há quanto tempo não vão à missa. Ficam todos em silêncio e El Cacto começa um discurso sobre a importância de cuidarem da alma tão bem como cuidam de outros aspetos das suas vidas. Ficam todos siderados com a conversa dele e também com algum receio.

Qui, 16 mai 2024 22:55 TVI

Neste episódio

Manel (Vítor Norte) parece decidido em escolher aquela figurante para fazer de Laidinha, apesar dos avisos de Joca sobre ela ser má atriz. Manel diz que a imagem compensa o resto e arranjam maneira dela falar pouco. Joca diz que lhe vai ligar para ver se está disponível e pergunta quando é o jantar. Manel diz que pode ser já amanhã, pois Corcovada (Maria do Céu Guerra) tem muita vontade de a conhecer.

Albino (Pedro Alves) e Florinda (Ana Brito e Cunha) planeiam o jantar de celebração. Albino quer tudo e mais alguma coisa. Fernando convida Albino para tomar café, pois está cheio de problemas e precisa de desabafar. Albino diz que tem uma notícia maravilhosa e conta-lhe que El Cacto (Luís Gaspar) lhes perdoou a dívida. Fernando (Manuel Marques) fica eufórico e sai a correr para contar a São (Sílvia Rizzo).

Delfim (António Melo) ainda está atordoado com Valquíria (Maria Sampaio) e nunca imaginou que fosse conhecer um avião daqueles ali na aldeia. Josefa (Rita Salema) chega e pergunta a Delfim se já falou com Guida (Cristina Oliveira). Ele diz que sim e que ela aceitou bem, mas pediu para não assumir o novo amor enquanto ela ainda estiver na Bela Vida. Josefa compromete-se a esperar dois dias apenas. Delfim fica aflito.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) e Quina (Maria Rueff) olham pasmadas para a quantidade de pepinos que Isaura deixou a Manel (Vítor Norte) e não sabem o que fazer com aquilo. Manel chega e pergunta a Corcovada quando quer fazer o jantar para conhecer Laidinha. Corcovada diz que pode ser já amanhã e Manel fica todo contente. Manel diz que vai ligar a Laidinha para a convidar.

Aida (Ana Guiomar) e Tomé (Pedro Teixeira) estão felizes por terem chegado a acordo. Decidiram que Tomé vai ao treino hoje e festejam amanhã por estarem livres de El Cacto (Luís Gaspar). Aida salta para cima de Tomé e ele quase cai com falta de força nas pernas. Aida percebe que o caso é mesmo grave e disponibiliza-se para lhe fazer uma massagem.

Carlos (Rodrigo Paganelli) faz compras e comenta com Jorge (Manuel Melo) que já conheceu o novo adjunto e não gostou nada dele. Jorge tenta perceber porquê e Carlos diz que ele parece que tem o rei na barriga e não gostou da forma como ele olhou para Ana Carolina (Beatriz Barosa). Carlos diz que por ele já nem estava na equipa e Jorge diz-lhe que tem de tomar uma decisão, pois estar contrariado também não é bom para a equipa.

O Padre (Carlos M. Cunha) fica muito surpreendido com o desempenho de El Cacto (Luís Gaspar), pois a sacristia está incrivelmente limpa e arrumada. O Padre queixa-se que tem tido pouca gente na missa e El Cacto promete mudar isso. Glória (Catarina Avelar) chega muito aflita, a precisar de se confessar, mas o Padre pede-lhe para voltar mais tarde. Glória diz que tem de ser já e confessa que apanhou o pior pifo da sua vida. O Padre fica de queixo caído.

Josefa (Rita Salema) está sempre a atirar-se a Delfim (António Melo) e ele relembra-a do que combinaram. Delfim diz que vão ter de esperar três dias, mas Josefa corrige-o e diz que são dois. Osório conversa com Peixoto (Vítor Emanuel) sobre os transtornos causados por uma obra mal feita nos tempos de seminário. El Cacto (Luís Gaspar) entra no café e todos os olhares se fixam nele. O ambiente fica tenso.

Guida (Cristina Oliveira) mostra-se muito atenciosa com Valquíria (Maria Sampaio). Jorge (Manuel Melo) e Valquíria não percebem porquê, mas também não questionam. Guida manda Jorge trabalhar e acabam por falar em António. Jorge diz que ele já chegou à Alemanha, mas que se sente deslocado e triste. Guida diz que ele vai acabar por se adaptar e não tarda está de volta. Jorge fica surpreendido com o apoio de Guida.

El Cacto fala para que todos o oiçam e pergunta há quanto tempo não vão à missa. Ficam todos em silêncio e El Cacto começa um discurso sobre a importância de cuidarem da alma tão bem como cuidam de outros aspetos das suas vidas. Ficam todos siderados com a conversa dele e também com algum receio.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: El Cacto deixa ambiente tenso no café: «Há quanto tempo não vão à missa?»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA